A missão da Igreja no Novo Testamento - III



Comunhão

A palavra grega Koinonia (koinonia) é traduzida no Novo Testamento como "Comunhão".

O texto clássico para a koinonia (comunhão) é o prólogo da Primeira carta de João. O restante de I João é uma elaboração da koinonia, em três círculos:
- Permanecendo na luz (1:5 a 2:27);
- Vida (2:28 a 4:6); e
- Amor (4:7 a 5:21).

Houve épocas da história da igreja em que essa comunhão teve que ser manifestada de forma rstrita e isolada. Mas sempre há o perigo do complexo de inferioridade (menoridade) quando a "comunhão" se isola do "testemunho" e do "serviço" no mundo.

O melhor exemplo de koininia cristã é a Koinonia da Trindade (Jo 14:20). João exemplifica a koinonia com o quadro de Jesus com a videira e os discípulos como os ramos (Jo 15:1-11), em Jesus como amigos por quem Ele vai dar a vida (Jo 15:12-17) e como testemunhas num mundo sem Deus (Jo 15:18-27).

Outro exemplo de koinonia em João é a tríplice oração de Jesus descrita em João 17:
- Por si mesmo (Jo 17:1-5);
- Pelos doze discípulos (Jo 17:6-10); e
- Para todos que iriam crer no testemunho deles (Jo 17:20-26).

A unidade da comunhão é o maior testemunho da Igreja para o mundo.

O maior problema da missão da Igreja hoje é o equilibrio desses fatores: TESTEMUNHO, SERVIÇO e COMUNHÃO.

Radicais com a bandeira do SERVIÇO e conservadores com a bandeira do TESTEMUNHO do evangelismo e missões se toram uma ameaça à COMUNHÃO da Igreja.

Em épocas diferentes, como no Novo Testamento, o Testemunho, o Serviço ou a Comunhão precisam ser enfatizados na missão da Igreja. Mas qualquer um sem os outros dois é uma deturpação dos ensinos de Jesus e dos apóstolos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...