Gênesis - O livro

Logo em seu inicio o livro de Gênesis demonstra a onipotência de Deus ao serem criadas todas as coisas pelo poder de Sua Palavra. tendo como coroação de sua obra a criação do homem.

O amor e a misericórdia de Deus são revelados nos primeiros capítulos do livro, quando o homem desobedece aos preceitos divinos e permite a entrada do pecado no mundo, mas mesmo assim Deus estabelece um plano para buscar o homem e restabelecê-lo.

No decorrer da história da criação é demonstrada a injustiça e a depravação da humanidade corroída pelo pecado, revelando a justiça divina em sua punição ao destruir a humanidade, mas, Deus tem um propósito, um plano para o mundo e trabalha através do homem, então, se revela nas Escrituras e escolhe homens para o desenvolvimento de Seu plano.

Deus separou Noé, elegeu Abraão e usou Isaque, Jacó e José e a partir de uma família desenvolveu Seu plano no preparo de uma nação eleita. Israel era o povo escolhido para trazer ao mundo o Salvador. A eleição de Israel não foi por méritos próprios, mas pela soberania de Deus.

O livro de Gênesis termina com a morte de seu personagem mais ilustre, José. Mas a história de Israel estava ainda por ser escrita.


Gênesis é a história da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...