Ide




“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura.”
(Mc 16:15)


Ao analisarmos o texto de Marcos 16:15 encontramos os aspectos básicos da obra missionária mundial. É um mandato global e individualizado. A mensagem é para todo o mundo e ao mesmo tempo a cada criatura. Como em Atos 1:8 esta mensagem implica uma ação simultânea e consecutiva: Primeiro “todo" o mundo e depois a “toda” criatura objeto da preocupação e do amor divino como receptora da mensagem da salvação.

Há uma total imparcialidade em relação ao tipo de criatura e onde ela habita no mundo. A ordem é ativa, além de imperativa: IDE. Somente em Atos dos Apóstolos é que Jesus diz “ficai” (At 1:4), mas isso acontece antes de se receber o poder do Espírito Santo e as instruções mais específicas sobre a área a ser percorrida. A obediência missionária sempre significa “sair”. Se não saímos, não vamos. Muitos têm tentado substituir a ação de sair por outras formas mais cômodas: “vem a nossa Igreja”, “vem curar a tua enfermidade”, “vem assistir nossos shows e conceitos evangelísticos”, etc. e não pregam o Evangelho, não saem em busca de alguma criatura sem Cristo.

Sair por todo o mundo, no propósito divino, só tem sentido se acontecer com a responsabilidade de pregar o Evangelho. Sem mensagem não há comunicação. Lembremos da história da batalha do exército de Davi contra o seu próprio filho Absalão. Dois mensageiros correram para dar as notícias ao rei, mas somente um deles tinha a mensagem (II Sm 18:19-33). Hoje, há muitos correndo pelo mundo, querendo fazer a vontade divina, mas nem todos levam a mensagem da salvação.

Quando os missionários saem de um país e vão para outro, não é por motivos turísticos, políticos ou comerciais. Só deve ser por obediência a Cristo, para levar para os habitantes daquela nação as notícias do amor de Deus. Para um missionário, a visão que ele tem daquela terra e do povo ao qual foi enviado não é a visão das suas condições culturais ou sócio-econômicas, mas a visão das suas características espirituais, a necessidade das criaturas que ainda não receberam a Cristo como seu único Senhor e Salvador, a carência da verdade que ali existe, a falta de recursos humanos para realizar a obra de edificação de igrejas como corpo de Cristo.

Afinal, qual é a diferença entre um europeu ou um africano sem Cristo? Que vantagem há em morrer sem esperança de salvação? Para Deus as almas são todas iguais. Para a Igreja de Antioquia obedecer ao Espírito Santo e enviar Paulo e Barnabé não foi uma questão de orçamento (At 13:1-4). O que importava era obedecer e enviar. Para os dois obreiros o importante era ir, sair para levar o Evangelho a toda à criatura, por todo o mundo. Graças a Deus por essa obediência. (Rm 10:12-13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...