Diaconia
A palavra grega Diakonia (Diakonia) é traduzida no Novo Testamento como Serviço
Sem esquecer do "testemunho" como missão da Igreja, o apóstolo Paulo diz que o "Serviço" tem importância fundamental.
As epístolas básicas de I e II Coríntios, Gálatas e Romanos podem ser chamadas de "cartas das coletas". Todas elas falam da grande coleta que Paulo recolheu para os santos em Jerusalém. Uma parte inteira de II Coríntios 8 e 9, é sobre a graça de dar. Os pobres da Macedônia tinham se tornado um modelo de generosidade e graça. Uma das formulações mais importantes da Cristologia tem como pano de fundo a generosidade dos Corintios (II Co 8 e 9).
A missão da Igreja de Servir fica mais evidente em Romanos 15:7-33. Cristo é descrito com servo (diakonoV) não apenas para o povo judeu, mas também para os gentios (Rm 15:8; Mc 10:45).
Paulo está exercendo o ministério de sacerdote e apóstolo ao enviara grande coleta para os crentes pobres em Jerusalém. Esta coleta vinha da parte dos gentios. em nenhuma outra passagem Paulo descreve a si mesmo como sacerdote desempenhando uma função sacerdotal, a não ser em Romanos 15:16 e 27. No primeiro caso é a pessoa fazendo o serviço sacerdotal e no segundo, é o serviço feito.
Qualquer tentativa de separar o "testemunho" do "serviço" da Igreja, é uma contradição. As bençãos materiais dos gentios eram uma resposta de gratidão pelas bençãos espirituais dos judeus.
Podemos ver o equilibrio tão fundamental na missão da Igreja entre "testemunho", "serviço" e "comunhão", em Romanos 15:26ss. A contribuição em si é chamada Koinonia e o repatir o evangelho com os gentios é descrito pela palavra Ekoinonesan, que significa repartir, compartilhar (Rm 15:27).
A palavra grega Diakonia (Diakonia) é traduzida no Novo Testamento como Serviço
Sem esquecer do "testemunho" como missão da Igreja, o apóstolo Paulo diz que o "Serviço" tem importância fundamental.
As epístolas básicas de I e II Coríntios, Gálatas e Romanos podem ser chamadas de "cartas das coletas". Todas elas falam da grande coleta que Paulo recolheu para os santos em Jerusalém. Uma parte inteira de II Coríntios 8 e 9, é sobre a graça de dar. Os pobres da Macedônia tinham se tornado um modelo de generosidade e graça. Uma das formulações mais importantes da Cristologia tem como pano de fundo a generosidade dos Corintios (II Co 8 e 9).
A missão da Igreja de Servir fica mais evidente em Romanos 15:7-33. Cristo é descrito com servo (diakonoV) não apenas para o povo judeu, mas também para os gentios (Rm 15:8; Mc 10:45).
Paulo está exercendo o ministério de sacerdote e apóstolo ao enviara grande coleta para os crentes pobres em Jerusalém. Esta coleta vinha da parte dos gentios. em nenhuma outra passagem Paulo descreve a si mesmo como sacerdote desempenhando uma função sacerdotal, a não ser em Romanos 15:16 e 27. No primeiro caso é a pessoa fazendo o serviço sacerdotal e no segundo, é o serviço feito.
Qualquer tentativa de separar o "testemunho" do "serviço" da Igreja, é uma contradição. As bençãos materiais dos gentios eram uma resposta de gratidão pelas bençãos espirituais dos judeus.
Podemos ver o equilibrio tão fundamental na missão da Igreja entre "testemunho", "serviço" e "comunhão", em Romanos 15:26ss. A contribuição em si é chamada Koinonia e o repatir o evangelho com os gentios é descrito pela palavra Ekoinonesan, que significa repartir, compartilhar (Rm 15:27).
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