A missão da Igreja no Novo Testamento - I



Testemunho

A palavra grega Marturia (Martyria) é traduzida no Novo Testamento como "testemunho".

O testemunho é a missão primária da Igreja em todas as situações, mas principalmente na visão Petrina. A fonte dos ensinos de Pedro está em Atos 1 e 2 e I Pedro.

Antes do dia de Pentecostes, a promessa foi dada aos discípulos “... e sereis minhas testemunhas” (At 1:8). Matias foi escolhido para se tornar “uma testemunha de Sua ressurreição” (At 1:22). Depois de Pentecostes Pedro pregou: “... do qual somos todos testemunhas” (At 2:32). Outras passagens que atestam o testemunho são: (At 3:l5; 5:12; 11:39-41; 13:31; 22:15; 26:16; I Pe 5:1).

O Evangelho segundo Marcos não usa a palavra “testemunho’ para descrever a pregação dos discípulos, como faz Lucas 24:48, mas o Evangelho inteiro é um testemunho de quem Jesus era (Mc 10:45).

No capítulo cinco do Evangelho de João verifica-se que o próprio Jesus convoca quatro testemunhas de seu ministério:

- O testemunho de João

“Outro é quem dá testemunho de mim; e sei que o testemunho que ele da de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade;” (Jo 5: 32-33)

“João deu testemunho dele, e clamou dizendo: Este é aquele de quem eu disse. O que vem depois de mim; passou adiante de mim; porque antes de mim já existia.” (Jo 1:15)

- O testemunho das obras de Jesus

“Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou” (Jo 5:36).

- O testemunho do Pai

“E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma;” (Jo 5:37).

- O testemunho das Escrituras

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;” (Jo 5:39).

Ainda no Evangelho de João, Jesus apresenta mais dois testemunhos de si próprio:

- O testemunho do Espírito Santo

“Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;” (Jo 15:26)

- O testemunho dos discípulos

“e também vós dareis testemunho porque estais comigo desde o principio.” (Jo 15:27)



Um comentário:

  1. Irmão Giglione, paz.
    É verdade. O testemunho é, sem dúvida, o melhor caminho para que nós nos apresentemos às pessoas. Melhor mesmo que determinadas pregações.
    Abraço.
    J. Lanes.

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...