Gênesis - Últimos dias de Jacó

“Eu estou para ser congregado ao meu povo; sepultai-me com meus pais, na cova que está no campo de Efron, o heteu.” (Gn 49:29)

Após dezessete anos no retiro pacífico de Gósen, a vida de Jacó estava chegando ao fim. Com a idade de cento e quarenta e sete anos reconheceu que o fim se aproximava e chamou o seu amado filho José e rogou-lhe para não ser sepultado no Egito, mas ao lado de seus pais na cova de Macpela.  José prometeu fazê-lo, mas Jacó não satisfeito exigiu um juramento solene (Gn 47:29-31).

Estando Jacó enfermo, vieram a ele seu filho José e seus netos Manassés e Efraim (Gn 48:1). Os filhos de José permaneceram parados diante do avô a espera da benção. Jacó os adotou com seus próprios filhos e lhes assegurou que seriam herdeiros como os demais (Gb 48:3-9).

Jacó abençoou os filhos de José colocando a mão direita sobre a cabeça de Efraim e a esquerda sobre a cabeça de Manassés. Isso não agradou a José que tratou de trocar as mãos de seu pai, indicando que Manassés era o mais velho e nele deveria ser colocada a mão direita (Gn 48:10-18). Jacó recusou a trocar as mãos e profetizou que a tribo de Efraim seria mais importante que a de Manassés (Gn 48:19-22). É a terceira vez em Gênesis que o filho não primogênito recebe a benção principal.

O patriarca lutou para adquirir bençãos e no final de sua vida distribuía a benção de Deus por onde andasse. Abençoou o Faraó, que se tornou próspero. Efraim e Manassés receberam a benção de se tornarem patriarcas de suas tribos. Abençoou os doze filhos, conforme o fruto das suas vidas, e segundo a bênção que lhes cabiam.

Para abençoar os doze filhos, Jacó os reuniu ao redor de seu leito de morte, pouco antes de falecer. Deu uma benção especial a cada um e declarou o que iria acontecer a eles nos dias vindouros.

Rubem, embora fosse o primogênito, foi-lhe tirado o direito porque cometeu o pecado de paixão carnal (Gn 49:3-4). Simeão e Levi foram tirados da sucessão da primogenitura, porque mataram cruelmente os siquemitas (Gn 49:5-7). Judá chefiou a venda de José. Depois, porém, ele se arrependeu sinceramente do seu pecado. E produziu fruto digno do arrependimento. Então ele recebeu uma bênção maravilhosa, de tornar-se protagonista da história da salvação. Jacó profetizou que o Messias nasceria entre a descendência de Judá (Gn 49:8-12). Como profetizou Jacó, Jesus nasceu na tribo de Judá.

A cada um de seus doze filhos Jacó abençoou (Gn 49:13-21, 27). José embora fosse o décimo-primeiro filho, recebeu a primogenitura (1 Cr 5:1,2)  e as mais ricas bençãos divinas, com exceção de Judá (Gn 49:22-26).
Jacó foi um homem de afeição profunda e ardorosa por seus filhos. Seu amor era forte e terno, e o testemunho que lhes proferiu à hora da morte, não foi uma declaração de parcialidade ou ressentimento. Ele perdoou a todos, e os amou até o fim. Sua ternura paternal teria encontrado expressão apenas em palavras de animação e esperança; mas o poder de Deus repousou sobre ele, e sob a influência da inspiração foi constrangido a declarar a verdade, ainda que penosa.

Jacó era o pai de numerosas nações. Deus estabeleceu as doze tribos de Israel, conforme a bênção de Jacó (Gn 49:28).

Após proferir a benção aos filhos, Jacó os recomendou que o sepultassem junto com seus pais, na terra de Canaã. Foram suas últimas palavras e morreu (Gn 49:33).
José chorou sobre o rosto de Jacó e o beijou. Depois, cumprindo o pedido de seu pai, José organizou o funeral. Seu corpo foi embalsamado no Egito durante o tempo de preparação de quarenta dias e os egípcios fizeram luto de setenta dias (Gn 50:2-3). Depois disso José foi ao Faraó e pediu permissão para afastar-se do Egito para sepultar seu pai (Gn 50:4-5). José, os irmãos e muitos egípcios notáveis acompanharam o cortejo fúnebre até Canaã, ficando na terra de Gósen somente as crianças e o gado (Gn 50:7-9).

Jacó deveria morrer, mas morreria na fé. O pedido para ser enterrado em Canaã revelou a sua fé nas futuras promessas de Deus. Ele desejava ser enterrado onde as tribos de Israel um dia viveriam e governariam.
Anos de trabalho, cuidados e tristeza Jacó teve desde o dia em que seu grande pecado o fez fugir da casa de seu pai. Separou-se de sua mãe, a quem nunca mais viu. Trabalhou sete anos pela mulher que amava e foi enganado. Esteve vinte anos sob o domínio de um parente ganancioso. Seus filhos crescerem em redor de si, mas com pouca alegria na casa contenciosa e dividida. Passou momentos de angustia pela desonra de sua filha, na morte de sua amada Raquel, pela desonra de Rubem e pela mentira e malicia de seus filhos em relação a José. Muitas vezes Jacó sofreu pela consequência de seu primeiro erro.

Jacó viu em seus filhos provas de verdadeiro arrependimento; viu sua família rodeada de todas as condições necessárias ao desenvolvimento de uma grande nação e sua fé apegou-se à segura promessa de seu futuro estabelecimento em Canaã.

O patriarca Jacó teve falhas, mas também virtudes. Sua experiência de vida foi o exemplo do homem que passa por erros e fracassos, desânimos e tentações, mas não se desespera, porque confia plenamente nas promessas do Senhor.

Ele próprio estava cercado de todo o indício de amor e favor que o governador do Egito poderia conferir e, feliz na companhia de seu filho durante tanto tempo perdido, desceu calma e pacificamente à sepultura.


Jacó tinha 15 anos de idade quando Abraão morreu. Aos 77 anos fugiu para Harã. Com 84 anos casou-se. Tinha 98 anos quando regressou a Canaã. Aos 99 anos nasceu José. E com aproximadamente 100 anos nasceu Benjamim. Com 130 anos foi para o Egito (Gn 47:9). Morreu aos 147 anos (Gn 47:28). Passou os primeiros 77 anos em Canaã. Os 20 anos seguintes em Harã (Gn 31:41). Depois 33 anos em Canaã. Os últimos 17 no Egito (Gn 47:28) .

2 comentários:

  1. A Paz. Excelente estudo sobre os dias finais de Jacó. Sua bênção aos filhos, e a restauração espiritual de Judá. Deus é misericordioso com os que de coração se arrependem. Abs

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...