Gênesis - Céus

No princípio criou Deus os céus e a terra”
(Gn 1:1)


Céu é definido como o espaço ilimitado para muito além do nosso mundo, no qual se situam os astros e aparece como uma grande abóboda por sobre a superfície da terra. O céu é tudo, é todo o espaço e tudo que há nele. É o Universo, também denominado Cosmos. O Sol, a Terra, os planetas, as estrelas estão no espaço.

Para muitas religiões, céu é o conceito de vida após a morte, é o paraíso. A palavra céus em hebraico é “shamayim” e a terminação “im” indica pluralidade. A Bíblia menciona que há três céus e Deus os criou. (Gn. 1: 1; Dt. 10: 14; II Co. 12: 1-2).

A Bíblia mostra que o primeiro céu é visível e está ao alcance dos olhos humanos. É o lugar dos pássaros e das nuvens (Dn 4:12; Mt 6:26). É o céu atmosférico onde ocorrem os fenômenos da natureza. É a região que envolve a terra com ar, nuvens e vapor. Também é denominado por Auronos.

O segundo céu é o Mesoraneos. É o céu astronômico é o lugar dos astros e de demais corpos celestes. A Bíblia denomina de firmamento (Gn 1;7-8; Sl 19:1) Deus o criou para Sua glória e para que todos os homens soubessem que existe um Criador do Universo. Biblicamente é ensinado que no segundo céu estão as regiões celestiais onde se encontra tudo que é espiritual e que os olhos humanos não podem ver. Nestas regiões os anjos de Deus travam batalhas com os anjos de Satanás (Ef 6:10-12; Ap 12:7; Dn 10:13).

O terceiro céu, Eporâneios, é o céu superior ou paraíso celeste. A luz da Bíblia é o “céu dos céus” (II Cr 6:18), lugar onde o apóstolo Paulo foi arrebatado conforme cita o texto da segunda carta aos Coríntios 12:2. É o lugar que Deus criou para a Sua morada com os anjos (Is 66:1). Jesus Cristo veio deste céu e para lá voltou após a ressurreição (At 1:11) e brevemente voltará a Terra (I Ts 4:16). É o lugar que Jesus tem preparado para os verdadeiros adoradores (Jo 4:23; 14:2).

Há uma noção errada de como é o Céu. O livro de Apocalipse nos capítulos 21 e 22 dão uma descrição detalhada do Novo Céu e Nova Terra nos fins dos tempos. Os atuais céus não mais existirão e o lugar de habitação eterna dos crentes em Jesus Cristo será a Nova Terra. É na Nova Terra, onde a cidade celestial, Nova Jerusalém, se estabelecerá. É o “Céu” onde os salvos por Cristo, com corpos glorificados, passarão a eternidade. (I Co 15:35-58). O Novo Céu é o lugar onde não haverá pecado, enfermidade, sofrimento e morte.

É bom lembrar que antigamente “céus” se referiam ao espaço sideral e ao lugar onde Deus habita. Quando a Bíblia fala em Novos Céus está indicando que todo o Universo será recriado para que aconteça um novo começo.


3 comentários:

  1. Estou estudando o livro do Gênesis, e há duas semanas mais ou menos que estou entre os capítulos 1 e 2. É incrível como aparecem (principalmente na internet) interpretações distantes entre si, tornando o conteúdo confuso para quem não tem uma base. Graças a Deus, o Senhor tem dado sua graça para entender as Sagradas Escrituras. Paz!

    ResponderExcluir
  2. RAMOM WILLAMI11:43 PM

    Impressionante, como nunca me atendei nos detalhes das palavras, Deus e poderoso

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:38 PM

    Deus não escolhe ninguém apenas está lá leia,descubra

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...