Gênesis - DEUS

“No princípio criou Deus os céus e a terra”
(Gn 1:1)


O primeiro personagem do Gênesis é o próprio Deus. Existem várias idéias e conceitos a respeito de Deus, mas a autoridade no assunto é a Bíblia, que é o livro inspirado por Deus que se revela a seu povo. A Bíblia não procura provar a existência de Deus. Esse fato é tomado como indiscutível. Seus autores partiram de um pressuposto absoluto, que é a fé. Não tentaram convencer o leitor, mas ensiná-lo a respeito de Deus.

A palavra “Deus” não é nome. Refere-se a um título usado para designar o Ser supremo, o Criador de todas as coisas. Os povos antigos tinham muitos deuses, e possuíam muitos nomes que os identificavam. Ao revelar-se ao seu povo escolhido, Deus revelou-se como ‘EU SOU’ (Ex 3:14). Em Isaias 42:8, encontra-se a expressão “Eu sou o Senhor, este é o meu nome”. A palavra em hebraico traduzida como Senhor é Jeová. O nome de Deus é pessoal e sagrado. O terceiro mandamento diz: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão” (Ex 20:7).

Deus é espírito e como ser espiritual, ele está livre de todas as limitações do corpo. Ele é onisciente, onipresente e onipotente. Deus é luz (I Jo 1:5) a palavra trevas significa ignorância, erro e pecado. A palavra luz simboliza sabedoria e pureza. Deus é um ser perfeito e todo poderoso. Deus é amor (Rm 5:8: I Jo 4:10).

Deus não tem limitações. É eterno (Sl 90:2). Está em toda a parte (At 17:27-28). Sabe todas as coisas. Ele conhece o passado, o presente e o futuro (Sl 139:4). Deus é todo poderoso (Sl 62:11). Deus é pai. A paternidade de Deus se fundamenta na adoção de Jesus Cristo (Jo 1:12). Deus é justo (Sl 145:17).

No primeiro capítulo do livro de Gênesis, mostra o caráter de Deus através de sua obra criadora. Lendo o relato da criação, pode-se ver Deus como um ser eterno, nada conta que tenha tido princípio; sábio, porque criou tudo da melhor maneira; todo-poderoso, criador e organizado, criando tudo numa ordem coerente; objetivo, bondoso e abençoador ao fazer as criaturas com propósito definido preparando um paraíso para o homem; soberano, porque o universo se move sob suas ordens; plural, dando a entender a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Gn 1:26;11:7); senhor e legislador que determinou o lugar de cada coisa ou ser criado.

Deus é único, há um só Deus que se manifesta em três pessoas. Gênesis não apresenta vários deuses, cada um criando uma parte do universo. Um único Deus criou todas as coisas (Dt 6:4). A Bíblia evidencia a respeito da unidade de Deus em três pessoas: 1) Ensina que Jesus e o Pai são um (Jo 14:9); 2) ensina que Jesus e o Espírito Santo são um (Jo 14:16-17); 3) ensina que Deus e o Espírito Santo são um (At 5:3-4). O Deus que se refere às Escrituras Sagradas é um Deus cuja natureza requer adoração espiritual e sincera. Ele tudo sabe e tudo pode.

A ordem do universo, seu equilíbrio e funcionamento, são algumas das inúmeras evidências da existência de Deus. Há um só Deus, distinto da criação, que se importa com os seres criados, principalmente com o homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...