Gênesis - Os dias da criação

”Disse Deus: Haja luz. E houve luz. Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e trevas. E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.”
(Gn 1:3-5)

Deus dá inicio à organização do mundo criando a luz pelo poder de Sua palavra e mediante uma ordem a luz surge e em consequência o aparecimento de dia e noite (Gn 1:5). No texto bíblico referente a criação, seria a palavra “dia” um período de vinte e quatro horas? Há fortes evidências nas Escrituras que são verdadeiramente dias literais de vinte e quatro horas (Ex 20:11; 31:17).

Se forem dias de vinte e quatro horas ou longos e sucessivos períodos são desconhecidos. A palavra “dia’ tem vários sentidos no primeiro capítulo de Gênesis. No versículo 5 é empregado na denominação da luz; em 1:8, 13, parece significar um período de vinte e quatro horas; em 1:14, 16 aparenta querer dizer dia de doze horas; e, em 2:4 parece cobrir todo o período da criação.

A Palavra hebraica traduzida por dia em Gênesis 1, é “yôm”. Quando “yôm” se faz acompanhar de um número definido, sempre significa um dia literal de 24 horas. O Salmo 33:6, 9 e Hebreus 11:3 indicam que a criação foi um acontecimento instantâneo e não um processo de milhares de anos. O escritor de Gênesis pensava em dias literais. Outras teorias são a tentativa de conciliar a revelação com a ciência.

A teoria que possui argumentos mais lógicos é a de que o mundo foi criado em dias literais e não simbólicos.

É importante lembrar que no pensamento de Deus “dia” não é necessariamente uma fração de tempo de vinte e quatro horas como se conhece. Examinando as Escrituras verifica-se que mil anos aos olhos de Deus são como um dia e um dia como mil anos (Sl 90:4; II Pe 3:8).

Mais importante do que discutir a duração dos dias da criação é saber que Deus dividiu a Sua obra em períodos, provendo o mundo dos recursos necessários para ser habitação do homem. Seja qual for a duração do “dia” o resultado é a concretização da criação de Deus, por Sua palavra. O primeiro capítulo da Bíblia não é um tratado cientifico, mas um poema divino e a determinação da extensão dos dias não é questão de crer ou não na Palavra de Deus.

Segundo a Bíblia Deus criou todas as coisas em seis dias, seguido de um dia de descanso. Isto pode ter sido revelado por Deus a Moisés, Adão ou a um dos patriarcas antes do dilúvio. Estas coisas o homem não pode descobrir cientificamente. A narrativa divina possivelmente foi gravada em placas de pedra e passada de mão em mão até ser incorporada aos livros de Moisés. A criação do homem foi o auge e a conclusão dos atos criadores de Deus.

No sexto dia "viu Deus tudo quanto fizera; e eis que era muito bom” (Gn 1:31) e ao completar a sua obra descansou no sétimo dia e o abençoou (Gn 2:1-3).

Imagem: Criacionismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...