Páscoa

Porque Cristo é a nossa Páscoa, foi sacrificado por nós".
(I Co 5:7)





A Páscoa é uma prefiguração de Cristo. Em I Coríntios 5:7, Paulo não diz que Cristo é nosso cordeiro; ele diz que Cristo é nossa Páscoa. Cristo não é somente o cordeiro pascal, mas também todos os aspectos da Páscoa.

O cordeiro, o pão e as ervas amargas estão todos relacionados com Cristo. Portanto Cristo é a própria Páscoa. A palavra Páscoa, do grego “pasxa”, e transliterada do hebraico "pasach" (passar sobre), que significa que o julgamento de Deus passa sobre nós.

No livro de Exôdo, capítulo 12:13, o Senhor Deus diz: "vendo eu o sangue, passarei por cima de vós". Deus passou sobre os filhos de Israel porque o sangue do cordeiro pascal fora aspergido nos umbrais e na verga da porta de suas casas (Ex 12). A eles fora ordenado comer a carne do cordeiro em suas casas. Isso indica que a casa com sangue nas portas deveria ser a cobertura sob a qual e na qual poderiam comer a carne do cordeiro da Páscoa. Quando Deus viu o sangue, Ela passou sobre os filhos de Israel.

O apóstolo Paulo nos ensina que a Páscoa está relacionada não apenas ao sangue, mas ao próprio Cristo. Não é bíblico dizer que estamos debaixo do sangue, pois esta afirmação não pode ser encontrada no Novo Testamento. O Novo Testamento diz repetidamente que estamos em Cristo.

Conforme I Coríntios 1:30, estar em Cristo é algo proveniente de Deus. Estando em Cristo, Ele próprio torna-se a nossa Páscoa. Isto significa que, antes de Cristo ser nossa Páscoa, Ele primeiramente tem de ser nossa cobertura. Esta cobertura não é o sangue, mas Cristo (Jo 14:6). Em Exôdo 12 a Páscoa estava baseada no sangue como sinal de proteção. Hoje nossa Páscoa está baseada em Cristo Jesus. Eis a razão porque o apóstolo Paulo disse que Cristo é a nossa Páscoa.

2 comentários:

  1. Interessante ponto de vista relacionando a páscoa que precedeu o êxodo ao significado de Cristo para nós. Excelente!

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...