Gênesis - Os filhos de Deus e as filhas dos homens

"Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram" (Gn 6:1-2)

Muita controvérsia há em relação aos misteriosos filhos de Deus que casaram com as filhas dos homens. Há duas maneiras de entender o texto. A interpretação simples é que os filhos de Deus eram os indivíduos pertencentes a linhagem de Set e as filhas dos homens eram as mulheres não redimidas da linhagem de Caím.

A segunda interpretação, mais complexa, sugere que os filhos de Deus eram seres angelicais de alguma classe, caídos e ímpios, que cometeram atos físicos não naturais e imorais com mulheres em geral.

As razões básicas para a primeira interpretação é apoiada pelo texto do evangelho segundo Mateus 22:30, no qual menciona "pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos do céu", ou seja, uma forma de vida produz vida similar segundo a sua espécie (Gn 1:11). Também a declaração de Paulo em I Coríntios 15:40, cita que "há corpos celestes e corpos terrestres" o que implica que os dois nunca se juntam. O termo "valente" (Gn 6:4), supostamente dado aos descendentes de anjos e mulheres é usado dezenas de vezes no Antigo Testamento e sempre se referindo a seres humanos (Jz 6:12).

Quanto a segunda interpretação as razões são que o idioma hebreu favorece a tal afirmação. A frase hebraica "bene ha elohim", filhos de Deus, sempre se refere a anjos no Antigo Testamento (Jó 1:6; 2:1; 18:7; Dn 3:25). A palavra “nephilim”, traduzida por gigantes deveria ser o mesmo que "anjos caídos".

Em tempos recentes é sustentado o ponto de vista de que os filhos de Deus são os anjos caídos que controlavam os homens maus antes do dilúvio.

Tendo em vista que os anjos não se reproduzem (Mt 22:30), pode-se entender que os filhos de Deus eram os descendentes de Set e seu filho Enós, que começou a invocar o Senhor. A partir de Enós iniciou-se a distinção entre os filhos de Deus, descendente de Set, e os descendentes dos outros filhos de Adão. Os filhos de Deus corromperam-se a partir da união com as filhas dos homens e as gerações que daí saiu degeneraram-se mais ainda enchendo a terra de corrupção e violência.

4 comentários:

  1. pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos do céu",??

    não se esqueça. que eles deixaram a sua habitação,

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:30 PM

    Se nasceram homens gigantes foi por haver uma mistura de classes diferentes.
    É como a mitologia que os filhos de deuses tiveram relação com mulheres e nasceu uma raça poderosa, como Hércules entre outros, dai da para ver uma semelhança entre os mitos da Sumaria e gregos.
    É como cruzar uma espécie muito diferente de animais, o resultado vai ser anormal.
    Então o resultado de gigantes foi por haver filhos de deus ou deuses com mulheres.
    Eloihm é uma palavra no plural, então significa deuses.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:16 PM

    Quando se diz, pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento, lembramos que isso aconteceu no AT e ficou claro na palavra que foi antes da ressurreição e não depois. Acredito que realmente tenham sido anjos caidos, porque então se falaria em GN 2:1> Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e TODO o seu EXÉRCITO. Sim Deus deixou claro que havia formado um exercito, e mais a frente Ele forma Adão e Eva, e após serem expulsos, dão a luz a 2 filhos, um por inveja mata o outro, e assim o Senhor o expulsa daquele lugar, e diz que ninguem poderia toca-lo e ele foi a Node ao oriente do Eden, nota-se que já havia povoamento naquele lugar, sim continuo afirmando que haviam anjos na terra sim, anjos que cuidavam da terra, anjos decaidos.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:06 PM

    Eu comecei a mim interessar por esse assunto agora. gostaria de ver, mas afirmações sobre esse tema. até mesmo levando para a metrologia grega onde desus tinham relações com mulheres e seus filhos tinham poder.

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...