Gênesis - A terra de Nod

"Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Nod, ao oriente do Éden.” (Gn 4:16)


A convicção de que a Bíblia merece absoluta confiança como revelação de Deus não garante, necessariamente, a compreensão exata dessa revelação por parte de quem lê. Entretanto, é necessário que o leitor analise o contexto em que foi escrito. Nesse sentido é imprescindível um estudo reflexivo, estando com a mente aberta para as possíveis interpretações, contudo, analisando o texto à luz do contexto geral da Bíblia.

Gênesis é o livro dos começos como a palavra indica. Essa palavra descreve a relação que o livro tem com o restante da Bíblia. Em depoimento direto, ilustração ou tipo, todas as coisas materiais ou morais são traçadas às suas origens.

O texto do capítulo 4, de Gênesis, narra o primeiro homicida da humanidade, Caim, (v. 8), o qual chega a ser também o primeiro homem mentiroso (v. 9). Caim, também é tido como o primeiro proscrito, é desterrado e separado das bençãos de Deus (v. 12) e vai morar na terra de Nod (v. 16). Mas que lugar é este? Onde fica a terra de Nod?

Nod é a região ao oriente do Éden, a qual foi desterrado Caim depois de ter assassinado seu irmão Abel. Este nome em hebraico, (nwd), significa “mover-se para trás e para a frente; vagar”, termo usado em Gênesis 4:14 quando Caim lamenta em tornar-se errante. É um nome desconhecido fora da Bíblia, mas a sua forma e contexto sugerem que se tratava de uma região onde se fazia necessária a existência nômade, tal como ocorre hoje em dia em várias partes do oriente médio.

A cidade de Caim (Gn 4:17), em alguma parte o oriente do Édem, foi provavelmente, apenas uma vila de rudes cabanas, com um muro de defesa, para servir como espécie de reduto para a sua descendência proscrita. Ao edificar a primeira cidade e lhe colocar o nome de seu filho Henoc, este projeto urbano foi, sem dúvida, um intento de neutralizar a maldição de Deus citada em Gn 4:12.

O importante da narrativa do capítulo 4, de Gênesis, não está na localização da terra de Nod, mas, sim, no ensinamento que o texto propõe a seus leitores. Pode-se verificar que o autor faz uma advertência sobre as consequências dos atos praticados pelo homem.

Assim, desde o começo da história da raça humana nos é mostrado nas páginas da Bíblia, dois tipos de homens que iriam existir em qualquer época, isto é, aqueles que entregam suas vidas a Deus pela fé, e aqueles que se recusam a confiar nEle. Além disso, nota-se a misericórdia de Deus oferecendo a Caim uma oportunidade para mudar e corrigir seus caminhos (Gn 4:6-7). Mas Caim continuou no pecado, abrindo assim as portas da destruição, pois permitiu que o pecado gerasse mais pecado. Ele matou o irmão, mentiu para Deus, recusou-se a se arrepender e foi banido da presença de Deus, como fugitivo, vagando pelo mundo.

54 comentários:

  1. Anônimo9:04 AM

    QUERO SABER ONDE É A TERRA DE NODE NA ATUALIDADE E NÃO TER UMA LIÇÃO DE ÉTICA E MORALIDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto é claro ao dizer que a região é desconhecida fora da Bíblia. Quanto a ética e moralidade depende da situação e interpretação do leitor.

      Excluir
    2. Parabéns Rubens. Resposta à altura de alguém que se esconde debaixo da bandeira do ANONIMATO para lançar penas ao vento. Por certo o "ANÔNIMO", não suporta ser ensinado. Que pena! Perdeu uma grande oportunidade de aumentar seus conhecimentos, principalmente os de natureza Bíblica. E parabéns pela pesquisa e artigo entregue à publicidade. Deus abençoe sua vida. Prof. Palone.

      Excluir
    3. Amigo, note que o nome Node esta em lera maiúscula, ou seja nome próprio. são poucos estudos sobre o mesmo mais tenho uma teoria com base na própria Bíblia de que Node habitava gigantes os nefilins. veja só
      ¶ Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. Gênesis 6:4

      Excluir
    4. Anônimo9:04 PM

      Provavelmente Node ficava no atual Iran, é claro que é uma cogitação, considerando que o Éden ficava no Iraque ou Golfo Pérsico, local em que os rios que cortavam o Jardim se encontravam, se considerarmos os mapas antigos, os atuais e a transposição natural dos rios ao longo do tempo.

      Excluir
    5. Caim era produto de uma relação de Eva com líder da tribo nodita e essa relação foi de fato o pecado cometido por Eva e motivou atitudes e comentários maldosos por parte do filho puro Abel resultando na atitude final de Caim tal como sabemos. Posso confiar nisso? Obrigado.
      Dirceu Ferreira

      Excluir
  2. Anônimo8:47 PM

    Em qual lugar da terra estava a mulher de Caim??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por dedução ´provável que ela vivia noa mesma região em que Caim vivia.

      Excluir
    2. Anônimo1:06 PM

      Nao sei

      Excluir
    3. também não entendi nada, muito de nada!

      Excluir
    4. era uma irmã dele,eles Adão e Eva viveram centenas de anos tempo suficiente para ter muitas filhas,uma delas foi a esposa de caim. naquele tempo o homem passou a desevoluir e não a evoluir como se pensa os cientistas na teoria da evolução que e uma piada.

      Excluir
    5. Anônimo10:00 AM

      No começo do mundo Deus fez adao e eva e eles tiveram dois filhos sendo caim e abel,pois ao matar seu irmão deus permitiu que ele fugisse pra terra de node e la conheceu sua mulher e a bíblia não relata que essa mulher seria sua irmã,pois nem tudo que aconteceu esta relatado na Bíblia,pois deus não é mentiroso,suas obras são certas

      Excluir
    6. Anônimo6:21 PM

      A mulher de Caim era uma habitante das tribos noditas. Caim foi filho de uma relação de Eva com Canon com o intuito de acelerar a elevação biológica dos seres humanos e estreitar o vínculo dessas tribos com os habitantes do Paraíso terreno. Entretanto essa relação decepcionou a deus pois somentes os filhos dos elevadores (Adão e Eva) é quem podiam ter essas relações com humanos. Lembrem-se amigos, a bíblia foi o livro mais publicado e alterado de todos os tempos, defendia inclusive a teoria do geocentrismo. Tal alteração se deu para controlar com o medo e alienação religiosa a sociedade da época. Mas hoje, o conhecimento não é mais visto como pecado. A verdade não poderá mais ser oculta. Ressalte-se ainda que, a igreja católica era reencarnacionista até até o ano de 553 DC., sendo tal crença foi abolida após o II concílio de Constantinopla. Quem se interessar, vejam o livro de urantia. Também tem ciclos de palestras sobres esse livro no YouTube. Abraços...

      Excluir
  3. São estas explicações evasivas e destoadas de uma pesquisa científica que estão matando a Bíblia. Não se esqueça que o senhor não está falando para seus conformados e acríticos fiéis, fiéis não da Palavra de Deus, mas fiéis crentes, não na Bíblia, mas das suas interpretações robulúdicas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação e pelo comentário. Não tenho "fiéis" ou "seguidores". O que escrevo é fruto de minhas leituras e meditações, as quais compartilho no blog. Se o senhor tem alguma explicação mais plausivel para o texto deve manifesta-la, assim aprenderemos alguma coisa mais útil do que simplesmente uma crítica sem fundamento. Pelo menos tento explicar a Palavra de Deus como ela é, dentro de uma hermeneutica do texto bíblico no sentido mais natural, normal e habitual.cuja intenção é conduzir o leitor a um entendimento fácil e claro das passagens bíblicas.

      Excluir
    2. Anônimo5:17 PM

      Meu nome é Wagner. Acho complicado interpretar tais textos para facilitar a compreensão dos outros. Imagino que cada um deve buscar a informação e interpretar à sua maneira. A discussão é válida.

      Excluir
    3. OK! Serve como colaboraçao e icentivo a quem tem dificuldade de interpretaçao. Grato pela observaçao.

      Excluir
  5. Anônimo11:10 PM

    Rubnes vc é modesto, humilde e generoso em sua resposta. parabéns

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2:01 AM

    Rubens esta de parabens,na palavra Deus revela que seu verdadeiro filho,reconhece a palavra de seu pai, sabendo que o que foi escrito mesmo na biblia pertence a ele ou nao.Deus nos da outra dica na biblia que ai daquele que tirar ou colocar alguma palavra na biblia.Mas se tiveram coragem de assasinar seu filho,imagine o que faria com sua palavra!e se a mentira nao e herança de Deus ate aonde o mal chegou,"estejamos alerta"para nao herdar algo que nao provem de Deus!

    ResponderExcluir
  7. André de Angola12:05 AM

    Parabéns! Gostei. Sempre que possível virei cá ao seu blog. Continue e que Deus o abençoe. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Sempre achei que a vida nômade tinha se iniciado com a saída de Adão e Eva do Jardim e depois cessado por um tempo (pois Caim era lavrador). Com a maldição sobre Caim, pensei que a vida nômade poderia ter tido mais força nessa época. Sr Rubens, considero muito interessante e lógica a sua publicação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante e lógica a sua publicação. Sempre pensei que a maldição sobre Caim teria dado grande impulso à vida nômade. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7:38 AM

    Eu tenho arreposta

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8:33 PM

    Cain afastou=se da presença do Senhor e foi habitar na região de Nod, a leste de Éden. Em que época, quantos séculos antes de cristo?

    ResponderExcluir
  12. Sr Rubens Giglioni, possuo uma dúvida embora não esteja diretamente ligada a terra de nod.
    É sobre o mito de lilith, supostamente a primeira mulher da bíblia.
    Em gen.1,27"E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."Isso é dito ainda no sexto dia.
    Depois em gen.2,18-22 Deus diz que não é bom q o homem esteja só, decide então fazer-lhe uma ajudadora adequada.
    O mito de lilith explica explica essa contradição (esse é link para ler o mito se quiser: http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/02/lilith.html?m=1), mas gostaria muito de uma opinião inteligente. Se puder analisar esse caso, ficarei muito agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No capitulo 1 é o resumo de TODA criação!
      No capitulo 2 é como foram criados o homem e a mulher que foi descrito simplificado no capitulo 1 verso 27.

      Excluir
  13. Neste blog há um artigo sobre o assunto é só clicar neste link: http://gigliologia.blogspot.com.br/2011/02/lenda-de-lilith.html

    É bom lembrar que Lillith é um mito, porém existe livros apócrifos que sustentam que ela foi a primeira mulher de Adão e que não se submeteu a vontade do homem. porém nada consta no relato bíblico e qualquer opinião poderá ser uma forma de adequar o mito ao ao texto bíblico. É im portante salientar que a Bíblia não se contradiz, poderá ter aparentes contradições. A Bílbia se explica por ela mesma e sobre este assunto ela é omissa.

    ResponderExcluir
  14. Rubens amado, muito bom o texto e esclarecedor.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2:02 AM

    GIZELIA
    QUISERA EU,PODER FAZER UM COMENTÁRIO EVASIVO E DESTOADO DESSA FORMA. PARABÉNS RUBENS GIGLIONE QUE DEUS TE ABENÇOE A CADA DIA E CONTINUE TE DESTOANDO DESSA FORMA PORQUE DEUS USA AS COISA LOUCAS DESSE MUNDO PARA CONFUNDIR AS SÁBIAS E AS QUE NÃO SÃO,PARA CONFUNDIR AS QUE SÃO.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5:35 PM

    Então me responde essa...
    Adão e Eva tiveram Caim e Abel, Caim matou Abel e fugiu para a Terra de Node, conhecendo sua mulher teve filhos.. se eles foram os primeiros habitantes, como existiam pessoas fora do Éden ? ou seriam eles os primeiros judeus e não os primeiros seres humanos ?

    ResponderExcluir
  17. A cdade de Caim eraem alguma parte ao oriente do Edem (Gn 4:11). A Biblia diz que Adão e Eva tiveram filhos e filhas além de Abel, Caim e Sete, mas não informa quantos eles eram e nem onde viviam, sendo possível que estivessem espalhados pela região e se multiplicando entre si. É provável que Caim tenha se casado com um irmã sua. Há livros apócrifos que narram este fato. Lendo o texto biblico, em Gênesis pode-se deduzir isso.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia meus irmãos ... a explicação é simples:

    "...Nod foi um dos 100 do séquito corporal de Caligástia. Nod dirigiu a comissão da indústria e do comércio, e se tornou líder dos 60 membros da equipe de Caligástia que juntaram a rebelião. Os descendentes dos membros do grupo liderado por Nod chamaram-se posteriormente de Noditas e fundaram a sua civilização próximo ao Jardim do Éden."

    Quer conhecer mais e ir além do véu? www.alemdoveu.info

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6:52 AM

      Oi, tudo bem? aqui faruk de Mocambique gostei muito da tua explicacao, foi muito exaustiva e nunca tinha ouvido esta versao; mas impera em mim uma questao, quer dizer que adao e eva nao foram os primeiros homens? porque caim disse que tinha medo que os outros homens lhe fizessem mal assim que saisse do eden, e disseste que nod era um dos 100 do sequito corporal de calagastia, quer dizer que esta outra tribo ja havia existido antes de caim, talvez ate antes de adao e eva, e considerando que caim foi o filho mais velho de adao e eva.

      Excluir
  19. Ótimo blog..
    Mas levanta mais dúvidas do que as esclarece-as

    ResponderExcluir
  20. Anônimo11:05 PM

    Deuterononimo 29v.29 diz:As coisas reveladas são para e as ocultas são para Deus.Vamos nos preocupar com coisas mais importantes que é a nossa comunhão com Jesus para que quando Ele voltar possamos sermos arrebatados.

    ResponderExcluir
  21. Na verdade Jesus veio atualizar as leis trazendo as boas novas pena que se deparou
    com os escribas e os fariseus que guardavam as leis de Moisés e os valores tradicionais daquela época e o Crucificaram.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo11:10 AM

    Bom dia Rubens, qual foi o sinal que Deus colocou em Caim?

    ResponderExcluir
  23. oi Anônimo....
    Desculpe a minha inclusão participativa de um leitor. Cada geração tem seus próprios ícones civilizatórios de acordo com o desenvolvimento intelectual da mesma. No caso da geração de Caim, veja-se que ele recebeu a ''maldição'' (Gn4.11) a partir da terra que recebeu o sangue de Abel, mas não diz no texto até onde vai essa maldição. Porém, do texto deduz-se que o ''até'' era o ''lugar'' limite dessa maldição, que era a ''terra de Node'' onde Caim seria um prisioneiro sem muros vinculados a uma lei vital e consciencial. Logo, a realidade do medo, fantasmas, vampirismo, sombras oníricas (sonhos e alucinações) faziam parte da geração CAIMITA. Esse SINAL foi para a geração de caim, portanto, nossa civilização não alcançou a vê-lo como marca logotípica de um homicida foragido que negou-se ao arrependimento. Se era no seu caráter, ou no seu corpo, ou na fala não sabemos, o que sabemos é que LAMEQUE foi o homicida e matador de CAIM, pois esse disse às suas 2 mulheres em tom de cabra-macho; MATEI UM VARÃO POR ME FERIR .... gn 4.23 esse varão morto por LAMEQUE era CAIM, que continuava a FERIR outros, Caim era do maligno, e de um mau, não se espera consolo, e sim FERIMENTOS. Lameque sabendo desse episódio ou sinal, disse: quem ferir a LAMEQUE ( O FEridor de CAIM) SERÁ VINGADO, 70 vezes 7. Uma conta muito maior que a maldição de Caim. essa raça de CAIM, era MALIGNA e SAIU da terra por força do DILÚVIO que a tudo levou, inclusive até a cidade de caim, que existiu e durou até A chegada do Diluvio. O sinal de CAIM as águas do Dilúvio levou, só nos resta a BÍBLIA para lê-la e dar créditos pela fé de JESUS cujo SANGUE fala MAIS ALTO DO QUE O SANGUE DE ABEL, derramado injustamente por Caim que era do Maligno.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo11:21 PM

    Caro irmão Rubens. Devemos crer em Jesus Cristo que diz: seja o vosso falar sim sim, não não; pois o que passa disso é de procedência maligna, é muito mais honroso dizer "não sei", a querer construir termos para confundir os inocentes. Lembre o disse nosso Senhor "se você soubesse o significado de "misericórdia quero e não sacrifício" não condenaria os inocentes.
    A VERDADE doi mais liberta, Peço ao Senhor que abra os seus olhos para que enxergue a VERDADE, que Deus te ilumine. Você sabe quem combate a VERDADE? São estes termos: eu acho, é meu ponto de vista, isso sugere tao coisa, você sabe a procedência destes termos, julgue por si mesmo! Se é "sim" ou "não"?.

    ResponderExcluir
  25. Eu li um texto que fala sobre isso, será que ele é verdadeiro?
    Gosto de er a Bíblia mas as informções que vi nesse texto são muito coerentes e quero saber, são confiaveis?

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto foi formulado com base na Bíblia, numa hermenêutica no sentido natural, normal e habitual.para que seu entendimento seja fácil e claro, portanto, as informações são confiáveis

      Excluir
  26. Anônimo11:07 PM

    RUBENS ,NAO SOU EVANGELICO ,SO LEIO ABIBLIA ,MAS GOSTARIA DE SABER , QUEM REALMENTE ,FOI A., MULHER DE CAIM

    ResponderExcluir
  27. irmao rubens,

    seria possível encontrar respaldo biblico de que os filhos de Deus seriam anjos(ou demonios) que decidiram coabitar com as filhas do homem?

    há uma grande duvida em meus pensamentos quanto a esta passagem (Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. Gênesis 6:4)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste blog há um artigo a respeito,mas não há exaustão do assunto.. A sewguir o link do texto referido: http://gigliologia.blogspot.com.br/2012/03/genesis-os-filhos-de-deus-e-as-filhas.html

      Excluir
  28. Anônimo10:12 AM

    eu sempre pensei que o mundo comecou por adão e Eva, Como Caim sai e encontra a esposa ,?????? affff deu um nó no meu cerebro.

    ResponderExcluir
  29. Não foram Adão e Eva os primeiros seres humanos da terra. Já existiam povos por aqui. Tanto q quando Caim é expulso é dito que vaga rumo a um povoado. Da onde saíram os noditas? Adão e Eva eram elevadores biológicos pra aperfeiçoamento da espécie. Teriam que gerar certa quantidade de descendentes (os violetas) e esses se miscegenariam com os povos existentes no planeta. Caim não era filho de Adão. Eva foi convencida a gerar filhos diretamente dos povos que já viviam aqui. Por isso no final Caim rumou para Node, sua verdadeira terra. O pecado cometido por Eva foi realizar essa miscigenação indevida. Após o comunicado de que Adão viveria sozinho no Eden, ele pediu para ficar junto a Eva por amor e não iria conseguir viver sozinho. Então ambos foram retirados do Paraíso. Quem quiser mais detalhes sobre isso é muito mais consulte o Livro de Urantia. Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Anônimo5:19 PM

    Um amg me falou que existe um livro chamado nod onde fala dos anjos caidos entre outras coisas. Isso é verdade ? Pois ele me falou que ja leu

    ResponderExcluir
  31. Não conheço tal livro. Se souber algo a respeito me informe.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo6:29 PM

    Paz a todos! Eu penso que Adão e eva tiveram vários filhos antes de caim e Abel...em(gen.2.24) é uma fala de Adão depois que ele dar os nomes aos animais e antes de nascer caim e abel , deixarás o varão seu pai e sua mae e uni-se-a a sua mulher. E quando deus decretou a sentença da mulher em (gen. 3.16) que iria "multiplicar"as dores na hora do parto ou seja: deus disse que ela iria senti 2x mais do que era normal quando ela iria ter filho. Essa foi a sentença de eva. caim argumentou com deus(gen.4.14)e disse que seria um fugitivo e será que todo aquele que me encontrar me matará...caim estava com medo de outras "pessoas" temendo que o matasem. E o proprio deus disse que quem matasem caim seria 7 vezes castigado(gen.4.15). Eu penso nessa possibilidade irmãos. Reflita um pouco. Paz a todos!!!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Rubens gostei muito tirou minhas duvidas

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...