Gênesis - A mulher de Caím

Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu e deu a luz a Enoque.” (Gn 4:17)




Há leitores da Bíblia que mesmo respeitando o seu valor histórico, não conseguem acreditar em determinados fatos em que nela são mencionados. Algumas passagens bíblicas geram dúvidas aos leitores que desconhecem o contexto em que foi escrita a Bíblia e também os princípios hermenêuticos, considerando assim, contraditórios os fatos narrados.

Uma das passagens bíblicas que gera dúvidas é Gênesis 4:16-17, em que relata o casamento de Caim e o seu desterro por ter assassinado seu irmão Abel. Não há nenhum outro assunto relacionado com a Bíblia sobre o qual se tenha feito tantas perguntas como este.

Antes de qualquer comentário é necessário dizer que os primeiros onze capítulos do livro de Gênesis cobrem um período de alguns milênios e narra a história da raça humana, de Adão a Abraão. É evidente que a narração de tão longo período não poderia ser minuciosamente relatada num texto tão breve. A pergunta mais frequente entre os leigos no assunto é: “Onde conseguiu Caim sua mulher?”

A resposta pode ser extraída da própria Bíblia. Segundo Gênesis 5:4, Adão e Eva tiveram vários filhos e filhas, além de Caim e Abel. Diversas gerações se deram num espaço de muitos anos antes da experiência do matrimônio por parte de Caim. Já que toda a vida procede de um casal humano, divinamente criado, é necessário chegar a conclusão de que houve um momento em que o casamento entre parentes próximos eram inevitáveis para a reprodução humana. Adão e Eva tiveram numerosos descendentes. Os nomes de seus filhos e filhas não são mencionados na Bíblia.

Não há necessidade de imaginar que alguma outra raça já estava estabelecida no mundo. Caim, sem dúvida, casou-se com uma de suas irmãs ou sobrinha, visto que Eva era a mãe de todos os seres viventes (Gn 3:20).

A Bíblia não revela com quem Caim casou, embora informe que deu aos pais o primeiro neto, Henoc. O "Livro dos Jubileus", texto judaico escrito talvez no século II a. C, diz que Caim casou com Awan, sua irmã. Segundo a mesma fonte, outra filha de Eva, Azuza, casou-se com Set, o novo irmão de Caim.

É importante ressaltar que desde a Criação até a morte de Abel, muitas gerações passaram, formando uma população de milhares de pessoas (Gn 4:14).

Dessa forma, é necessário analisar o contexto em que está inserido o fato para que o estudante da Bíblia compreenda e tire as suas duvidas por meio da própria Bíblia. A responsabilidade do estudante da Bíblia é fazer todo o possível para entendê-la no seu sentido mais natural, normal e habitual, sendo diligente em examinar primeiramente as demais passagens que tratam com o tema estudado, pois as Escrituras não se contradizem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...