Símbolos de Natal - I



“Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”
(Êxodo 20:4)



O Natal é definido, em termos gerais, como uma festa cristã realizada em 25 de dezembro na qual é comemorado o nascimento de Jesus Cristo. É considerado uma festividade religiosa cheia de símbolos como o presépio, a ceia, á árvore enfeitada, papais noéis. Mas qual é o significado de tantos símbolos? O que a Bíblia diz a respeito do Natal?




PAPAI NOEL




A crença no Papai Noel está bem arraigada na população mundial. Papai Noel é uma figura folclórica da Finlândia e da Suécia que são países cheios de lendas e mistérios. Ensina-se na lenda que Papai Noel passa seu tempo preparando presentes numa oficina muito longe, no polo norte, assessorado por duendes. Com as crianças em mente, trabalha sem cessar, a fim de preparar recompensas adequadas aos que delas são merecedores.

As pessoas que creêm nesta figura lendária e folclórica de Papai Noel, esperam invocar poderes mágicos com a tradição natalina de trocar presentes, desejar boas festas, reunir a família e os amigos. Supõe-se que fazendo o papel de Papai Noel serve de compensação por terem negligenciado a família e os amigos no resto do ano.

Colocando a figura de Papai Noel como centro das atenções é desviado o sentido da comemoração da data do nascimento de Cristo estabelecido pela igreja romana. Dessa forma Papai Noel não passa de um usurpador podendo tirar o verdadeiro sentido do Natal segundo a festividade religiosa cristã. Está errado moralmente dar-se tanta ênfase a uma figura lendária, tornando-a rei da comemorações.

Quando se aproxima a època do Natal, as crianças são constantemente bombardeadas com a idéia de que vão ganhar presentes se forem obedientes, pois Papai Noel as observa e sabe de tudo o que elas fazem, está em todos os lugares ao mesmo tempo e para ele nada é impossível.. Com isso a lenda torna Papai Noel como um ser onisciente, onipresente e onipotente, ou seja, atribuem a uma figura mitológica as qualidades do próprio Deus. A lenda de Papai Noel é uma tentativa sutil, mas diabólica, para tirar o louvor de quem realmente merece.

3 comentários:

  1. jorge luiz bledow8:05 PM

    No Títitulo enunciastes Símbolos de Natal. Por quê só falaste de Paipai Noel?
    No aguardo
    Jorge Bledow

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:21 AM

    I was able to find good advice from your blog articles.
    Feel free to surf my web page :: online casino website

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...