O arrependimento de Deus



“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19)


Há várias passagens da Bíblia que citam o arrependimento de Deus: “Então o Senhor se arrependeu do mal...” (Ex 32:14); “Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem...” (Gn 6:6); “...Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não fez” (Jn 3:10). Outros textos dizem que Deus nunca muda de idéia e nem se arrepende do que diz: “Eu, o Senhor, não mudo” (Ml 3:6); “Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem para que se arrependa” (Nm 23:19); “Também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é homem para que se arrependa” (I Sm 15:29). Entretanto, isto não quer dizer que há contradições entre os textos que dizem que Deus se arrepende e os que afirmam de outra maneira.

Para que se possa entender e explicar o fato de Deus haver se arrependido e ao mesmo tempo dizer que Deus não muda suas atitudes, temos que entender o significado da palavra “arrependimento”, a qual é usada na Bíblia para designar tanto comportamentos humanos como atitudes divinas, mas nas línguas originais das Escrituras são expressas por palavras diferentes.

O arrependimento humano para a salvação é descrito pelas palavras hebraica “shubt” e grega “metanóia”, as quais podem ser definidas como uma mudança de mente, envolvendo tristeza, completo abandono do pecado e um sincero retorno a Deus. O arrependimento divino é expresso pelas palavras hebraica “nãham” e grega “metamelomai”, as quais não sugerem qualquer mudança na mente de Deus, “em que não há mudança nem sombra de variação” (Tg 1:17).

As bênçãos e os castigos de Deus são condicionais e circunstanciais. Em Jeremias 18:7-10 Deus diz: “E se em qualquer tempo eu falar acerca de uma nação, e acerca de um reino, para arrancar; para derribar e para destruir; e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe. E se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação e acerca dum reino, para edificar e para plantar, se ela fizer o mal diante de meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que lhe intentava fazer.” A expressão “me arrependerei” atribuída a Deus deve ser bem entendida. Ela não tem o sentido moral de alguém que faz algo errado e agora está arrependido. O que Deus está dizendo é que Ele muda Seu método de tratar o ser humano de acordo com a postura deste. Esse princípio pode ser ilustrado na experiência dos povos ninivitas e antediluvianos. Em Jn 3:10 diz que “Deus se arrependeu do mal que tinha dito” trazer aos ninivitas, não porque Ele houvesse mudado, mas porque aqueles se converteram completamente de seus maus caminhos (Jn 3:5-9). Em Gn 6:6-7 está escrito que Deus ”se arrependeu” de ter criado o homem, não porque Ele houvesse mudado, mas porque a humanidade havia se corrompido de tal maneira que só a destruição seria a solução (Gn 6:5). As circunstâncias fizeram com que Deus mudasse seus planos para com o homem.

O arrependimento de Deus nunca deve ser entendido como o arrependimento humano, porque o arrependimento humano é causado pelo reconhecimento de uma atitude precipitada, como resultado da ignorância do que havia de acontecer. O homem se arrepende porque erra. No caso de Deus é extremamente diferente, Ele jamais comete erros (Tg 1:17). Quando a Bíblia diz que Deus se arrepende e muda seu propósito para com o homem, é só uma maneira humana de falar. Na verdade a mudança é no homem e não de Deus. Em sua essência Deus não muda. O que mudam são as circunstâncias. Mudando as circunstâncias, Deus muda de atitudes. Um exemplo bem claro da mudança de circunstâncias está no texto que diz que todos os homens estão sob condenação eterna, “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23), mas se houver arrependimento, abandono do pecado e fé no Senhor Jesus Cristo, na Sua morte e ressurreição, o homem será salvo, isto é, mudando as circunstâncias, Deus poderá mudar Suas atitudes. Deus é soberano em sua vontade e está sempre pronto a socorrer o ser humano, Ele diz: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (II Cr 7:14).

2 comentários:

  1. achei maravilhoso o artigo e indiquei a amigos

    ResponderExcluir
  2. Excente artigo!!! Melhor q já li sobre o tema...

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...