O ABISMO LIGADO - II


"Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará”.
(Ef 5:14)

2. O homem procura resolver seu problema

Segundo o texto bíblico de Efèsios 2: 1-3, constatamos que o homem, devido ao seu afastamento de Deus, está morto espiritualmente, sente um enorme vazio dentro de sí, é programado pelos valores da sociedade na qual está inserido e, por ser uma criatura inclinada ao mal, vive desobedecendo a Deus, tornando-se culpado e por causa de sua vida pecaminosa está sob a irá de Deus. Com isso está condenado a passar a eternidade afastado de Deus e da felicidade eterna. Este é o seu problema crucial.

Com isso surgem reações negativas tais como a culpa por não alcançar o alvo; ressentimento porque não recebe amor e admiração; ansiedade, porque teme que nunca será como a imagem de Deus e sempre ficará insatisfeito. Consciente de sua situação, e querendo resolver seu problema e, segundo seu entendimento, aplacar a ira de Deus que está sobre si, o homem procura soluções para resolve-lo. Eis algumas:

- Torna-se mais religioso, isto é, passa a levar mais a sério seus compromissos religiosos. Agrada a Deus com cerimônias, sacrificios e falsa humildade. Vai com mais frequência ao templo, paga suas promessas, reza mais vezes, procura observar os preceitos de sua religião. Mas isso não consegue mudar a sua inclinação para o mal. Não elimina a sua culpa, apenas acalma a consciência, e não liga-se realmente a Deus. Somente a religiosidade não leva a nada e sentindo o seu fracasso passa a ser mais ativo dentro de sua religião através da caridade;

- Faz boas obras tentando apaziguar sua consciência com atos de caridade e bondade. Procura ajudar mais os pobres ou envolve-se em causas justas, aliviando o sofrimento humano. Estas boas obras lhe dão certa satisfação, tranquilizam sua consciência, mas não resolvem o seu problema crucial. A salvação, na verdade, não está a venda (Efésios 2: 8-9). Insatisfeito, o homem procura outros métodos para resolver o seu problema;

- Consola-se com filosofias humanas. Esconde-se atrás de pensamentos humanos, filosofias, teorias que de alguma forma o deixem mais confortável com seu pecado. A maioria das filosofias e seitas modernas eliminam a idéia do pecado, o sentimento de culpa, a pessoa da Deus, o juízo final. Com isso o homem se consola, mas seu vazio continua insondável e o caos da alma leva-o ao desespero. Nessa situação nascem os suicídios individuais e coletivos em seitas filosóficas.

Apesar de tornar-se religioso, fazer boas obras e adotar crença em algum tipo de filosofia humana, o homem não consegue resolver o seu problema e o vazio continua. Um abismo insondável tem que ser atravessado para a religação da criatura com o seu Criador. Qual seria a ponte para que o homem possa transpor este abismo? Como resolver o problema do homem em relação à salvação? Isto verificaremos no próximo artigo.

Parte IParte IIIParte IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...