O ABISMO LIGADO - III


"A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.” (Jo 3: 19)

3. O problema de Deus

O homem sentindo-se condenado por estar sob a ira de Deus procura de toda a forma resolver o seu problema, mas com esforços humanos nada consegue, pois a salvação é "pela graça, por meio da fé; e isto não vem da parte do homem, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2: 8-9).

Por outro lado Deus também tem um problema. Ele não pode ignorar o problema do homem. Ou Deus resolve o problema ou terá que destruir tudo por causa do pecado. Devido a Seu caráter, Deus tem forças contrárias dentro de Sí mesmo que constituem o Seu problema:

Deus é Santo (Ap 4: 8). Ele é perfeito, sem qualquer treva em Seu caráter. Ele não pode aceitar a ciência e o engano do mundo (Is 59: 1-2; I Pe 1: 16). Não é possível que qualquer pessoa em pecado se aproxime dEle ou viva com Ele na eternidade. Luz e trevas não se misturam;

Deus é Justo (Sl 145: 17) e não pode ignorar simplesmente o problema, perdoar todo o mundo e colocá-los no céu. “O sálario do pecado é a morte” (Romanos 6: 23). Esta penalidade está sobre todos os homens e tem que ser cumprida, pois Deus, sendo justo, não pode evitar o julgamento (Hb 9: 27);

Deus é Amor (I Jo 4: 8). Ainda que Sua santidade e justiça exijam a condenação do homem, Deus, no Seu amor, não tem prazer em castigar o ser humano. Deus ama suas criaturas e quer perdoá-las e traze-las para Sí mesmo e para a felicidade eterna (Jo 3: 16; Rm 5: 8; Ez 18: 32).

No entanto, a Palavra de Deus, a Bíblia, tem mais de sete mil promessas, demontrando o amor que Deus tem pelo ser humano, sendo impossível colocá-las neste espaço. Deus derrama as mais ricas promessas quando, em sua Palavra, diz: “todo aquele que for a Jesus será salvo” (Jo 6: 37); “todo aquele que em Cristo crê tem a vida eterna” (Jo 5: 24; 10: 28); “quem irá a Ele terá seu vazio saciado” (Jo 6: 35); “se cremos Nele seremos libertos do sistema satânico ” (Jo 8: 32, 36; 12: 46); “conheceremos a Jesus ” (Jo 10:14); “tudo o que pedirmos a Ele em nome de Jesus nos será dado” (Jo 15: 7).

Além disto o homem ainda desobedece a Deus, vive em inimizade contra Seus princípios e Sua Palavra, a Bíblia. Deus deve castigá-lo por isso, mas não quer fazê-lo. Como pois conciliar Seu amor com sua santidade e justiça? Confira isto na continuação deste assunto no próximo artigo.


Parte IParte IIParte IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...