1. Nome
Deriva-se
dos destinatários da epístola, os cristãos da cidade de Tessalônica.
2.
Posição no Cânon
A
primeira carta aos Tessalonicenses segue as epístolas da prisão, porém, em
ordem cronológica é a segunda epístola escrita por Paulo.
3.
Autoria
Considerando
os princípios de seu conteúdo, estilo e vocabulário, fica evidenciado que esta
epístola é de autoria do apóstolo Paulo.
A
própria introdução desta epístola, em sua palavra de saudação. O nome do
apóstolo é mencionado com seus mais íntimos colaboradores, Silvano e Timóteo.
4. Data
I
Tessaloniceses foi escrita em 50 ou 51 dC
5.
Propósitos da epístola
O
propósito da I Carta aos Tessalonicenses é estimular a perseverança da
comunidade e responder algumas questões que a preocupam, como a vinda gloriosa
de Cristo (a parousia), que deve ser aguardada na esperança e no compromisso
com as tarefas diárias. Alguns irmãos haviam morrido e isso preocupava a
igreja. Será que os irmãos mortos ficariam para trás quando Jesus voltasse?
Para esclarecer o assunto, Paulo escreveu a primeira epístola aos
tessalonicenses
6.
Estilo literário do autor
A epístola
não contém um teologia elaborada como em Romanos, nenhuma repreensão ou heresia
ameaçadora como em Galátas, nem conselhos pastorais extensivos como em I
Corintios. Nesta epístola, Paulo extravasa em palavras metafóricas para relatar a
“parousia” de Cristo, tais como: “os que dormem”, “seu próprio vaso”, estes
recursos são abundantemente usados para facilitar a compreensão dos leitores;
7.
Estrutura da epístola
A
epístola tem cinco capítulos que se dividem em quatro assuntos principais:
-
Saudação – (1:1);
-
Lembrança
do Ministério de Paulo – (1:2-3:13);
- A
espera da volta de Cristo – (4.1-5.11); e
-
Conselhos finais – (5.12-28).
8.
Ensinos principais
- Ensina
sobre a ressurreição dos mortos e a volta de Cristo;
-
Exortações sobre assuntos como pureza sexual (4.1-8; 5.23), amor fraternal (
4.9-12); - Reconhecimento de estima e apoio aos líderes (5.12-13);
-
Admoestações sobre paciência e prestabilidade em relação à várias necessidades
humanas (5.14-15).
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