Livros do Novo Testamento - II TESSALONICENSES

1. Nome

Deriva-se dos destinatários da epístola, os cristãos da cidade de Tessalônica.

2. Posição no Cânon

Esta segunda epístola aos Tessalonicenses segue cronologicamente a primeira carta enviada ao mesmo grupo, é muito provável que tenha sido escrita algumas semanas após a primeira.

3. Autoria

Uma contradição sobre a volta de Cristo coloca em dúvida a autoria Paulina. Na primeira carta o autor diz que a volta de Cristo seria eminente, enquanto que na segunda, seria precedida de alguns sinais (I Tes 4:15 e II Tes 2:1-12). No entanto, esta aparente contradição não anula o estilo, vocabulário e o próprio conteúdo, elementos que são suficientes para caracterizá-la como de autoria do apóstolo Paulo.

4. Data

Foi escrita em 50 ou 51 dC, logo após a primeira epístola aos Tessalonicenses.

5. Propósitos da epístola

O apóstolo Paulo escreve novamente aos tessalonicenses, reafirmando seu ensino da primeira epístola, esclarecendo e relembrando dos fatos que já havia exposto.

6. Estilo literário do autor

Bastante semelhantes em linguagem. A volta do Senhor é de importância central tanto na primeira como nesta segunda epístola..

7. Estrutura da epístola

A epístola tem três capítulos que se dividem em quatro tópicos:

- Prefácio e saudação – (1:1-4);
- Doutrina – (1:5-2:12);
- Exortação – (2.13-2.16); e
- Comentários finais – (3.17-18).

8. Ensinos principais

- A volta de Cristo é enfatizada com sinais que a precedem –(2:1-12);
- Que o quadro escatológico não exclui a satificação 0 (2:13-15);
- Sobre a conduta cristã – (3:6-13);
- Disciplina aos desobedientes – (3:14-15).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...