Livros do Novo Testamento - COLOSSENSES

1. Nome

O nome deriva-se dos destinatários da epístola, os cristãos da cidade de Colossos.

2. Posição no Cânon

O embrião do cânon neotestamentário começou a ser formado em 150 dC,por Marcion e esta epístola já fazia parte da sua composição,bem como do fragmento Muratoriano, por volta de ano 175 dC.

3. Autoria

Paulo identifica-se com o escritor desta carta inspirada por iniciá-la com as palavras: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, e Timóteo, nosso irmão, aos santos e irmãos fiéis em união com Cristo, em Colossos.” (1:1, 2) Que o apóstolo foi o escritor é também confirmado pelo cumprimento final, escrito pelo próprio punho dele.  (4:18.).

4. Data

Estudiosos conservadores acreditam que esta carta foi escrita em sua primeira prisão romana, por volta de 61 dC., provavelmente no mesmo local e circunstâncias da escrita a Filemon

5. Propósitos da epístola
Paulo tinha ouvido de Epafras, ministro da igreja de Colossos, das virtudes edificuldades que daquela comunidade estava experimentando, então o apóstolo passa a interpelar e combater o gnosticismo, por ele denominado de “vãs sutilezas” (2:8), advertindo os crentes contra os falsos profetas que ameaçam o seu futuro espiritual.
6. Estilo literário do autor

Combativo em tom e abrupto em estilo, Colossenses tem uma semelhança próxima com Efésios em linguagem e assunto. Nenhum outro livro do NT apresenta mais completamente autoridade universal de Cristo ou a defende tanto cuidado, como nesta epístola.

7. Estrutura do livro

Quatro capítulos divididos em seis tópicos principais:

- Saudação – (1:1-12);
- A obra de Deus em Cristo – (1:13-23);
- Ministério de Paulo – (1:24-2:3);
- Exortação a que se guarde das falsas doutrinas – (2:4-23);
- A vida cristã – (3:1-4:6); e
- Conclusão – (4:7-18).

8. Ensinos importantes

- Cristo não só liberta, mas redime o homem do império do mal e do poder do pecado (1:13-14);
- Cristo, a imagem do Deus invisível – ( 1:15);
- Cristo é o Criador – (1:17);
- Jesus Cristo fez a expiação – (1:14-209,21);
- Cristo é o vencedor de todo o mal – (2:14-15);
- Os vícios que cativam os homens foram vencidos pelo Senhor Jesus – (3:5-10);
- A conduta diária é regulamentada pela vida de Cristo no crente – (3:12-17).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...