Gênesis - A visão de Jacó em Betel

“Eis que estou contigo, e te guardarei para
 onde quer que fores, E te farei tornar a 
esta terra; pois não te deixarei até que 
haja cumprido aquilo que te tenho falado.”
(Gn 28:15)

Os esforços de Rebeca em fazer com que Jacó recebesse a benção de Isaque só resultaram em problemas. A ira de Esaú, quando descobriu-se enganado pelo irmão, tinha propósitos homicidas (Gn 27:41). Em desespero, Rebeca manda que Jacó, seu filho preferido, fuja de casa e vá ao encontro dos parentes em Harã insinuando temer que Jacó se cassasse com uma das filhas de Hete (Gn 27:42-45). Assim, Rebeca encontrou uma justificativa para convencer Isaque (Gn 27:46).

Rebeca conseguiu o que pretendia, mas os resultados não foram bons. Ela jamais voltou a ver o filho favorito e fez com que Jacó tivesse uma vida dura mais vinte anos (Gn 31: 41). Esta foi a sua recompensa de manipular os acontecimentos em lugar de procurar a orientação de Deus. Os privilégios e bençãos são dádivas de Deus e não podem ser obtidas pelo esforço humano. Com a benção do pai, Jacó viajou (Gn 28:1-5).

Jacó deixou Berseba em direção a Harã e a cerca de sessenta quilômetros, cansado, caiu num profundo sono tendo como travesseiro apenas uma pedra (Gn 28:11). Enquanto Jacó dormia Deus abriu os céus e revelou o Seu plano (Gn 28:12-15).

Jacó contemplou a presença de Deus no alto de uma escada que estava apoiada na terra e com o outro extremo no céu e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Escada larga, majestosa e altíssima, feita de pedra.  É a escada da salvação. É a escada da verdade. Representa a revelação de Deus por sua Palavra. A escada é a figura da Encarnação. Ela toca a terra porque Deus se fez homem e toca o céu por sua natureza divina.

Pela primeira vez Jacó escutou a voz de Deus confirmando o pacto de Abraão (Gn 28:13-15). Deus o acompanhava, e revelava-se a ele no caminho mostrando que a continuação da semente de Abraão, para o surgimento de uma grande nação, estava nele, Jacó não precisava agir ardilosamente com seu irmão. A transferência do direito de primogenitura, de Esaú para Jacó, ratificada por Isaque foi, naquele momento, confirmada por Deus, que assegurou a descendência prometida a Abraão.

Impressionado com a visão, Jacó disse “este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus” (Gn 28:17). Deu aquele lugar o nome de Betel, que significa casa de Deus (Gn 28:19) e consagrou solenemente o sítio, erguendo uma coluna e derramando sobre ela azeite (Gn 28:18). Além disso, tomou um voto (1) perante o Senhor (Gn 28:20-22).

A escada da visão indicava que as promessas de algum modo culminariam em alguma coisa que ligaria o céu a terra. Mais tarde, Deus faria com que se lembrasse dessa promessa (Gn 31:13). Jesus declarou-se a escada (Jo 1:51). O voto de Jacó comprometeu-o perante o Senhor. Ele foi ser servo do Deus Altíssimo, e lhe entregara o dízimo de tudo (Gn 28:22).

A mais preciosa das promessas é a presença de Deus. Foi feita a Jacó numa manifestação de pura graça. Foi dada aos discípulos de Jesus (Mt 28:20) e confirmada a todos os crentes em Jesus Cristo (Hb 13:5).

___________________________________________________
(1) Voto: Propósito que alguém faz intentando realizar algo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...