Nariz de palhaço


Rubens Giglioni Rosenhein

Em 27 de abril de 2013, no Campus Capão do Leão, da Universidade Federal de Pelotas, aconteceu à solenidade de colação de grau do curso de Licenciatura em Teatro. Entre os formandos estava minha filha Lídia.

No momento da entrega do “canudo”, tive o prazer de passar às suas mãos o tão almejado prêmio conquistado a duras penas ao longo de mais de quatro anos de frequência aos bancos universitários. Foi um momento de alegria, de gratidão, de compartilhamento com os colegas, professores, amigos e familiares que estavam presentes ao ato.

Ao cumprimentar a formanda diante das autoridades, familiares e da platéia que lá estavam, eu e minha filha colocamos um nariz vermelho, de palhaço. Foi algo inesperado e inusitado, porém não foi um ato de protesto, insatisfação ou reclamação, como alguns poderiam ter pensado, mas uma demonstração da alegria pelo êxito alcançado.

Porque nariz ‘vermelho” de palhaço? Sendo o vermelho a cor da alegria, da nobreza, do sofrimento. Foi a melhor forma que achamos de representar a arte teatral através do palhaço que, devido a quedas, pancadas, obstáculos a transpor, cai muitas vezes e machuca o seu nariz nas calçadas, portas e paredes da vida, o qual, esfolado, torna-se vermelho. No instante em que colocamos o nariz, estávamos comemorando a vitória sobre as tantas quedas e “pancadas” encontradas pelo caminho. O palhaço leva pontapés e tapas na cara e ri de todas as situações. Era o momento de erguer-se com a alegria e simplicidade do mais completo artista que se conhece, seja no teatro, na televisão, no picadeiro, nas ruas, nas festinhas de crianças ou em qualquer outro evento, inclusive numa colação de grau, por que não?

Desculpem-me os que pensaram ser um protesto, mas o ato nada mais foi do que a manifestação de alegria de um “pailhaço”, agradecendo de forma simples, sincera e alegre, no momento em que um anel de formatura é substituído por um nariz de palhaço.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...