Gênesis - A morte de Sara


E morreu Sara em Queriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaãn, e veio Abraão lamentá-la e chorar por ela.” (Gn 23:2)
 
Sara, mulher formosa, determinada, perceptiva, a primeira matriarca do povo judeu. Com Abraão, era símbolo de união, confiança e respeito entre o casal. Formavam um par indivisível atuando na vontade de Deus. Sara transformou seu lar em santuário espiritual e manteu-se em sua tenda até o dia de sua morte.
 
Sara morreu em Hebron, na terra de Canaã, aos cento e vinte e sete anos (Gn 23:1) “Abraão veio lamentar e chorar por Sara” (Gn 23:2) o que implica que Abraão não estava em Hebrom quando ela morreu, poderia estar com Isaque em Neguebe (Gn 24:42).  Procurou um local adequado para sepultá-la. Hebrom era o lugar que haviam se estabelecido quando voltaram do Egito (Gn 13:18) e mais se assemelhava a um lar para ambos. Abraão reconhecendo-se estrangeiro e peregrino naquela terra (Gn 23:4) dirigiu-se a Efron, o heteu, pedindo para comprar a caverna de Macpela, insistindo em pagar por ela (Gn 23:9-12). Comprou a cova e o terreno ao redor por quatrocentos siclos de prata (Gn 23:15) e obteve a possessão que foi confirmada pelos hititas (Gn 23:20). 
 
Em Gênesis 12 Abraão deixou a sua terra, em Gênesis 13 e 19 deixa a sua parentela e em Gênesis 23 deixa de vez a casa de seu pai, já que Sara era sua meia-irmã, filha de seu pai (Gn 20:12). Na morte de Sara é que o chamado de Abraão se completa. Foi o momento que realmente Abraão possui de fato uma terra.
 
O lugar comprado tornou-se o túmulo da família. Na caverna de Macpela seis ascentrais de Cristo, Abraão, Sara, Isaque, Rebeca, Jacó e Lia foram sepultados, como se estivessem ocupando a terra que Deus havia prometido aos descendentes de Abraão. A mesquita de Hebrom está sobre o lugar em que se acredita ser o sepulcro e tem sido guardada há muitos anos pelos muçulmanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...