O Carnaval




“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convém; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”(I Corintios 10:23)

O período de Carnaval, popularmente conhecido como a grande festa de manifestação “cultural”, são dias de prazeres transitórios e de tristezas duradouras.

A origem do Carnaval vem de uma manifestação popular anterior a era cristã, tendo se iniciado na Itália com o nome de “saturnálias”, festa em homenagem a Saturno. As divindades da mitologia greco-romana, Baco, deus do vinho e Momo, deus da galhofa e do delírio, que de tão irreverente acabou expulso do Olímpo, dividiam as honras nos festejos, que aconteciam nos meses de novembro e dezembro. Durante as comemorações, na Roma dos césares, acontecia uma aparente quebra de hierarquia da sociedade, já que escravos, filósofos e tribunos se misturavam em praça pública. Com Júlio César, na expansão do Império Romano, as festas tornaram-se mais animadas e frequentes. Na época ocorriam verdadeiros bacanais.

No período de carnaval, o mais belo dos soldados romanos era coroado Rei Momo e tratado como um verdadeiro senhor, comendo, bebendo e se divertindo à exaustão. Por dias a fio, ofereciam-lhe banquetes, bebidas, diversões a toda prova. Mas a alegria durava pouco... Ao final da festa, ele era brutalmente sacrificado.

A instituição das Saturnálias, festa em honra ao deus Saturno, ocasião em que a ordem social era quebrada e onde se permitiam alguns excessos, das quais deriva o carnaval, foi feita pelos romanos cerca de 500 anos antes de Cristo e a milhares de anos antes, os camponeses contentes com sua colheita festejavam seus deuses em cerimônias rituais coloridas e movimentadas. Mascaravam-se imitando animais e enfeitavam seus corpos. Eram festejos ruidosos e turbulentos. Com as Saturnálias esta festa também deu origem ao Carnaval.

No início da era cristã começaram a surgir os primeiros sinais de censura aos festejos mundanos na medida em que a Igreja Romana se solidificava. Querendo impor uma política de austeridade, a Igreja determinava que esses festejos só deveriam ser realizados antes da quaresma. O Carnaval é uma festa pagã tolerada pela Igreja Católica Apostólica Romana, durante a Idade Média, depois de ordenada e regulamentada. Quando a Igreja regulamentou o Carnaval, marcou a data dos festejos para sete domingos antes da Páscoa.

Há indicios que no século IV a Igreja Romana celebrava uma forma de Natal cuja data foi propositalmente fixada em 25 de dezembro, para por em segundo plano a grande festividade do deus-sol. Era essa ocasião em que os pagãos entregavam-se a orgias durante as festividades da saturnal romana, bem como da festa celta e germânica do solstício de inverno no hemisfério norte.

Sendo o carnaval uma data móvel é realizado em função da Páscoa, e sete domingos antes desta, cuja data  é calculada pela observação da primeira lua cheia  após o dia 21 de março, quando ocorre  o equinócio da primavera no hemisfério norte. Definida a Páscoa é só contar quarenta e seis dias antes e encontrar a quarta feira de cinzas. O carnaval é festejado nos três dias anteriores a quarta feira de cinzas.

Atualmente o Carnaval é generalizado, principalmente no Brasil, não há limites para os festejos momescos. As datas propostas pelo catolicismo romano saíram do controle da Igreja. Sob o epiteto de “festa do povo” esta animada celebração licenciosa, atrai muitas pessoas para o sexo livre, bebedeiras, folias grotescas, violência e outros prazeres. O Carnaval é uma festa que poderia ser banida do calendário cristão, pois, ao contrário de como se apresenta, alegre, colorido, animado, divertido, somente prejudica os que dele participam. A Igreja Católica tentou, mas não conseguiu acabar com as orgias e festas pagãs e, em vez de brigar, resolveu incorporá-la ao seu calendário litúrgico.

Os cristãos abominam esta festa cristianizada pelo romanismo. Depois das orgias momescas há um período de penitência para o arrependimento dos excessos cometidos durante os três dias de reinado de Momo. Durante o período carnavalesco a maioria dos cristãos fazem retiros espirituais evitando, assim, os festejos do carnaval.

Embora o Carnaval faça parte do calendário litúrgico cristão, não é possível servir a dois senhores, isto é, não se pode servir a Deus e também a Momo. Deus não aceita divisão em nosso culto. “Deus é espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24). As vezes escolhemos erradamente e sofremos as consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...