A maldição de Canaã

“Maldito seja Canaã; servo dos servos será
de seus irmãos.” (Gn 9:25)

Após o dilúvio, Noé lavrou a terra e plantou uma vinha. O fruto da videira foi transformado em vinho. Bebendo do vinho, embriagou-se e dormiu. O calor produzido pelo efeito da bebida fez com que Noé se descobrisse dentro de sua tenda.
Noé, o homem que antes do dilúvio foi descrito como um “homem justo e íntegro entre seus contemporâneos” (Gn 6:9) portou-se de modo impróprio, embora não houvesse má conduta de sua parte, além da indiscreta bebedeira e sua conseqüente nudez.

Cam, um dos filhos de Noé, entrou na tenda de seu pai e o viu nú. Ao sair da tenda contou a seus dois irmãos, Sem, e Jafé, os quais tomando uma capa cobriram a nudez de seu pai. Ao ficar sóbrio Noé soube o que seu filho mais moço fizera e disse: "Maldito seja Canaã servo dos servos será de seus irmãos. Ele disse: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo” (Gn 9:25-27.

Qual foi esse pecado terrível, que causou uma maldição?

O que houve foi a quebra de privacidade por Cam, que deveria permanecer do lado de fora da tenda de Noé. É provável que Canaã, o filho de Cam, talvez tenha sido o primeiro a ver a nudez de Noé e contado a Cam ou fez algo que desrespeitou o seu avô, porque Noé, ao despertar, o amaldiçoou (Dt 5:16). Cam nada fez para preservar a dignidade de seu pai. Ele não cuidou para que Noé fosse devidamente coberto. Em vez disso foi para fora descrever aos irmãos o desatino cometido pelo pai. Cam se mostrou maldizente expondo Noé ao ridículo, colocando em risco sua honra e sua autoridade familiar. Mesmo que estivesse errado, Noé deveria ser respeitado. Como conseqüência de seu ato os descendentes de Cam foram amaldiçoados.

A narrativa de Gênesis 9:18-29 mostra que o pecado continua no mundo. O dito de Noé foi abusivamente interpretado na história como maldição da raça negra. Mas é impossível ver qualquer implicação desta passagem para a subjugação dos povos negros da terra. Cam não foi amaldiçoado nesta passagem, mas Canaã. Canaã não foi o pai dos povos negros, mas dos cananeus que viveram na Palestina e que ameaçavam os Israelitas. Os cananeus desapareceram há muito tempo, a maldição, portanto, não se pode aplicar a qualquer pessoa hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...