Gênesis - Dinossauros

"De tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmea serão." (Gn 6:19)

Havia dinossauros a bordo da arca?

Não há nenhuma outra pergunta sobre o dilúvio que provoque o escárnio dos céticos e temor aos crentes do que esta. Mas há evidências de que o homem e os dinossauros viveram na terra ao mesmo tempo.

As pinturas rupestres de boximanes nas paredes de cavernas na Rodésia, incluem figuras de brontossauros. Segundo a arte daqueles indígenas africanos eles pintaram algo que realmente haviam visto, o que significa que tinham visto um brontossauro para pintá-lo.

Desde o dilúvio são encontrados traços desses grandes répteis. Ossos de dinossauros são achados em várias partes do mundo na mesma camada geológica que viveu o homem. O livro de Jó é um dos mais antigos na Bíblia e reflete as condições dos séculos pós-diluviano. O clímax do livro é quando Deus fala diretamente com Jó e seus amigos (Jó 38-41) e fala sobre o seu grande poder de criar e sustentar todas as coisas. Chama a atenção para as suas duas maiores criações do reino animal: behemot (Jó 40:15-24) e leviatã (Jó 41:1-34).

A maioria dos comentaristas da Bíblia sugerem que o behemot se refere a um elefante ou hipopótamo e o leviatã seria um crocodilo. No entanto, as descrições reais vindas de Deus se referem a animais conhecidos naquela época. Portanto a interpretação mais razoável é a de que são animais já desaparecidos atualmente, sendo que o behemot seria um dinossauro terrestre e o leviatã um dinossauro marinho. Estes animais de grande porte ainda existiam nos dias de Jó, mas começaram a extinguir-se.

Ao ler a descrição que Deus faz de um behemot pode-se ver claramente um brotonssauro enorme, lançando o seu longo pescoço para comer a vegetação do pântano, não teme um rio transbordante (Jó 40:23), suas pernas poderosas e cauda capaz de liquidar seus inimigos com seu tremendo impacto (Jó 40:17). Seus ossos são como tubos de bronze e suas costelas como barras de ferro (Jó 40:18). Nenhuma descrição lembra um elefante ou hipopótamo, mas um grande animal como um brontossauro. O maior animal que Deus criou. Somente Deus poderia destruí-lo, o homem não (Jó 40:24).

Então, como resposta à pergunta se os dinossauros estavam na arca, pode-se dizer, sem dúvida alguma, que os dinossauros e o homem coexistiram antes do dilúvio. É provável que um jovem casal destes répteis gigantescos pudessem estar a bordo da arca.

Um comentário:

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...