A Trindade

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”
(Mt 28:19)





O vocábulo “trindade” não se encontra na Bíblia. Foi empregado pela primeira vez no século II, por Tertuliano, para expressar a verdade ensinada nas Escrituras acerca de Deus. A Trindade não foi descoberta pelo homem, pois a mente natural do homem, esforçando-se para expressar esta idéia de múltiplas relações de Deus, fez muitos ídolos (Rm 1-3). Deus é quem revelou ao homem a idéia de ser Ele um Deus em três relações para com o homem.

Na Bíblia, Deus é revelado como:

- Deus, o Pai (Gn 1:1; Mt 6:9);
- Deus, o Filho (Isaias 9:6; Jo 8:36); e
- Deus, o Espírito Santo (Gn 1:2; Jo 14:26).

Assim sendo, as três manifestações da Pessoa de Deus são encontradas nos dois testamentos. Onde quer que Deus apareça aos homens de forma corpórea, trata-se da Segunda Pessoa da Trindade (Jo 1:13), porém, há uma exceção citada na Bíblia, em que as três Pessoas estiveram presentes no batismo de Jesus (Mt 3:13-17).

Podemos observar no Novo Testamento a unidade entre Pai, Filho e Espírito Santo. Em João 14:8-10, podemos constatar que quando Felipe pediu a Jesus que lhes mostrasse o Pai que ele tanto falava, obteve como resposta que ele mesmo era o Pai. Logo em seguida, no versículo 23, Jesus diz que ele e o Pai farão morada naquele que O ama. A Bíblia diz que somos morada do Espírito Santo que habita em nós (I Co 6:19). Jesus afirma que tudo que pedirmos ao Pai em seu nome nos será concedido (Jo 15:6). Tudo entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo caminham em unidade.

Além da unidade, o relacionamento das pessoas da Trindade é de:

- dependência, tudo o que Jesus fazia estava sujeito a orientação do Pai (Jo 5:19);
- intimidade, Jesus sempre recorria à oração buscando o desejo do Pai (Jo 17);
- submissão, através de Jesus o Pai decidiu manifestar seu amor (Jo 14:28); e,
- compromisso na sua missão, Jesus não abriu mão de sua missão de fazer a vontade do Pai ainda que lhe custasse sua própria vida (Jo 6:37).

Compreende-se melhor essa presença da Trindade, ao observar-se a narrativa bíblica como um palco: No Antigo Testamento, Deus, o Pai ocupava o centro do palco, com o Filho e o Espírito Santo nas laterais; nos Evangelhos, Deus, o Filho, está no centro, e o Pai e o Espírito Santo nas laterais; e, no livro dos Atos dos Apóstolos e noutros, Deus, o Espírito Santo, ocupa o centro do palco, e o Pai e o Filho estão nas laterais. Pode-se verificar no texto bíblico que o Pai testificou o filho (Mt 3:17) e o Filho testificou o Pai (Jo 5:19). O Filho testificou o Espírito Santo (Jo 14:26), e mais tarde o Espírito Santo testificou o Filho (Jo 15:26). A doutrina da trindade é claramente uma doutrina revelada, e não doutrina concebida pela razão humana. As três manifestações de Deus estão presentes em todos os tempos. Este é um mistério que vai além da compreensão humana.

Dessa forma, o entendimento da Trindade é imprescindível para a prática da vida cristã, pois nos dirigimos ao Pai, através do Filho, inspirados pelo Espírito Santo. Desde antes da fundação do mundo fomos escolhidos para sermos filhos de Deus através de Cristo pela obra santificadora do Espírito Santo (I Pe 1:2; Ef 1:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...