Epístolas Universais




“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo”(I Pedro 1:13)



Ensinamentos importantes e profundamente relevantes podem ser encontrados nas epístolas de Pedro, João e Judas, as chamadas Epístolas Universais. Lições realmente significativas para o nosso dia-a-dia verificam-se nessas cartas. São cartas vivas. Cartas que falaram, falam e continuarão falando em nossos corações.

Para cada época Deus manda o socorro para as aflições, certeza para as dúvidas, encorajamento para as fraquezas, enfim, tudo aquilo que precisamos, como cristãos, para continuar-mos a proclamar Cristo aos perdidos, permitir a adoração verdadeira a Deus e a edificação dos que crêem. No inicio do cristianismo Deus utilizou as epístolas de Pedro, João e Judas. Cada uma delas teve o seu papel e ainda preservam ensinos que podem ser utilizadas hoje como correta interpretação dos ensinos de Jesus.

As epístolas de Pedro são vigorosas no seu ensino e nos enriquece em nosso procedimento. Sua primeira epístola é uma mensagem que procura assegurar a certeza de que a vida cristã está acima de todas os outros tipos de vida (I Pe 1:3-7). Na segunda carta, Pedro combate as heresias que estavam surgindo, principalmente o “gnosticismo”, que negavam a Cristo (II Pe 2:1-3). Também encorajava os crentes a serem fiéis diante das constantes zombarias dos que diziam que a volta de Cristo não aconteceria (II Pe 3:3-4).

As epístolas Joaninas se constituem num legado importante sobre a defesa do cristianismo no primeiro século e ela tem uma das mais contundentes palavras a respeito da prática do amor como a expressão clara e evidente comprova de que alguém pertence a Deus. Em sua primeira carta, João faz o teste do discípulo (I Jo 1;5-7). Na segunda faz um aviso contra a hospitalidade a falsos missionários que eram portadores de heresias que negavam a humanidade de Cristo e outros que negavam a divindade de Jesus (II Jo 7). A terceira carta de João tem o objetivo de encorajar a hospitalidade a missionários que eram portadores da verdade do Evangelho e que mereciam serem bem recebidos pela Igreja (III Jo 8).

Na carta de Judas os crentes são chamados a participar da defesa da fé cristã. A mensagem de Judas para nós hoje, quando ainda precisamos defender nossa fé das mais variadas ideologias e heresias, é clara, exortando o cristão a manter-se firme na fé. Devidamente contextualizada a mensagem de Judas é de esperança e advertência.

Viver num mundo conturbado e confuso, cheio de religiões exóticas e diferentes, minado pelo pecado e pela corrupção, não é uma sina nossa, de nosso tempo. Os cristãos do primeiro século experimentaram as angústias e perplexidades que nós hoje sentimos. Contaram, naquele tempo, com os apóstolos fiéis e amados, profundamente conscientes da sua missão, que legaram-nos ensinos preciosos. Vale a pena ler essas epístolas, as quais se encontram no coleção de livros do Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...