Zacarias

1. O nome

Deriva-se do nome do profeta Zacarias, no hebraico “Zekharyah”, cujo significado é “O Senhor se lembra”. Na LXX e na Vulgata é “Zacharias”, passando para o português como Zacarias.

2. Posição no Cânon

É o décimo primeiro livro dos profetas menores, sendo 0 38° do nosso cânon, estando entre Ageu e Malaquias.

3. Autoria

Zacarias foi o autor da profecia inteira como evidencia os textos de 1:1,7; 7:1. Há uma escola de pensamento que diz que o livro teve dois autores. O primeiro denominado de “Proto-Zacarias” (1-8), que pregou no retorno do exílio e o segundo, denominado de “Deutero-Zacarias” (9-14), que pregou no inicio do período grego.

4. Data

O livro foi escrito entre os anos 520 e 475 aC., Tendo em vista que o ministério de Zacarias começou em 520 aC, dois meses após Ageu ter completado sua profecia. A visão dos primeiros capítulos foi dada, aparentemente, enquanto o profeta ainda era um jovem (2.4). Os capítulos 7-8 ocorrem dois anos mais tarde, em 518 aC. A referência à Grécia em 9.13 pode indicar que os caps. 9-14 foram escritos depois de 480, quando a Grécia substituiu a Pérsia como o grande poder mundial.

5. Propósito do livro

O propósito do livro é despertar os judeus que retornaram do exílio e persuadi-los a voltar ao Senhor e aos seus propósitos para restaurar o templo. Zacarias encorajou o povo de Deus indicando-lhe um dia, quando o Messias reinaria de um templo restaurado, numa cidade restaurada.

6. Estilo literário do autor

De inicio ao fim o livro é de profunda espiritualidade e de estilo altamente figurativo. Tem uma linguagem livre de aramaismos. Começa com a veemente palavra do Senhor para o povo se arrepender e voltar para seu Deus. O livro é repleto de referências, por parte do profeta, à palavra do Senhor. O profeta limita-se a transmitir a mensagem dada a ele por Deus. Contêm muita escatologia.

7. Estrutura do livro

O livro tem quatorze capítulos divididos em seis tópicos principais:

- O chamado ao arrependimento – (1.1-6);- As visões do propósito de Deus – (1:7-6:8);
- A coroação do sumo sacerdote – (6.9-15);- Ritual religioso ou arrependimento verdadeiro – (7.1-14);- Mensagem profética ao povo – (8.1-23); e- O reino vindouro – (8.1-23).

8. Ensinos principais

- Revela a profundidade do mundo espiritual;
- Mostra o ministério dos anjos em auxílio do crente em favor da obra de Deus;
- Ensina sobre a proteção de Deus que acampa ao redor de sua santa cidade;
- Mostra a genealogia exata do Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...