A profissão de Jesus


"Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão aqui entre nós suas irmãs? E, escandalizavam-se dele"(Mc 6:3)

tektwn

Téktôn = Carpinteiro ou Construtor (Mc 6:3)

No grego koiné, tektôn significa um “artífice” ou “construtor” em madeira, pedra ou metal. podia referir-se a qualquer profissão relacionada com a construção civil.

Em Mateus 13:55 - José e Jesus eram conhecidos como carpinteiros. Eram "trabalhadores sem trabalho fixo", faziam consertos aqui e ali, onde eram chamados.

Ser "tektôn" no império romano era humilhante. Os "tektôns" constituiam a classe mais inferior da sociedade na época. Pior que eles só a classe dos "dispensáveis" - (ladrões, mendigos, diaristas e escravos).

Se Jesus era carpinteiro, portanto, ele pertencia à classe dos artesãos, pequenos proprietários e comerciantes, cerca de cinco por cento da população da época, que estava abaixo dos camponeses em termos de classe social. Os artesãos estava entre o grupo dos camponeses e os degradados ou dispensáveis

Pode-se afirmar que Jesus foi pobre e lutou para sobreviver fazendo tabalho duro.

Pertencia a categoria dos considerados inferiores. Ele passou por humilhações e dificuldades.

2 comentários:

  1. Anônimo12:46 AM

    Parabéns! Exatamente a informação que estava procurando.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e bem esclarecedor.

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...