1. Nome
O nome deriva-se do seu autor: Simão Pedro, chamado Cefas.
2. Posição no Cânon
Esta segunda epístola de Pedro é a terceira das consideradas universais em nosso Cânon.
3. Autoria
Na saudação, Pedro identifica-se como o autor da carta. Mais adiante ele declara aos seus leitores que esta é a sua segunda epístola (2:1), indicando, assim, que está escrevendo aos mesmos crentes a quem dirigira a primeira carta.
Os eruditos modernos levantam sérias dúvidas quanto a autenticidade petrina, tendo em vista que seu estilo é completamente diferente da primeira.
4. Data
Provavelmente esta epístola foi escrita de Roma cerca dos anos 66 a 68 dC, e por seu conteúdo pode-se notar que o perigo da perseguição já havia passado.
5. Propósitos do livro
O tema desta epístola é o conhecimento. Pedro escreveu para exortar os crentes a buscarem com diligência a santidade de vida e o verdadeiro conhecimento de Cristo e para desmascarar e repudiar a atividade traiçoeira dos falsos profetas que agiam nas igrejas da Ásia Menor, pervertendo a verdade bíblica. Pedro destaca que nenhum texto bíblico pode ser interpretado à luz do conhecimento humano, pois o mesmo procede do Espírito Santo e somente Ele pode interpretar.
6. Estilo literário do autor
O próprio Pedro escreveu esta epistola empregando seu grego Galileu, ou valeu-se de um escriba menos hábil do que Silvano, tendo em vista que o grego desta não é tão fluente como o da primeira.
7. Estrutura do livro
São três capítulos divididos em cinco assuntos:
- Introdução – (1:1-2);
- O verdadeiro conhecimento da fé cristã – (1:3-21);
- Mestres falsos – (2:1-22);
- A parousia e a dissolução final – (3:1-18a); e
- Conclusão - Doxoloxgia – (3:18b)
8. Ensinos importantes
- Instrui os crentes a tomarem posse da vida de piedade mediante o verdadeiro conhecimento de Cristo;
- Exorta os crentes a buscarem a santidade de vida e o verdadeiro conhecimento de Cristo;
- Ensina que o crente deve buscar diligentemente a excelência moral, o conhecimento, a temperança, a perseverança, a piedade, o amor fraternal e a caridade, que levam a fé madura e ao verdadeiro conhecimento de Cristo;
- Adverte sobre os falsos profetas que surgem nas igrejas;
- Ensina sobre a autoridade das Sagradas Escrituras.
O nome deriva-se do seu autor: Simão Pedro, chamado Cefas.
2. Posição no Cânon
Esta segunda epístola de Pedro é a terceira das consideradas universais em nosso Cânon.
3. Autoria
Na saudação, Pedro identifica-se como o autor da carta. Mais adiante ele declara aos seus leitores que esta é a sua segunda epístola (2:1), indicando, assim, que está escrevendo aos mesmos crentes a quem dirigira a primeira carta.
Os eruditos modernos levantam sérias dúvidas quanto a autenticidade petrina, tendo em vista que seu estilo é completamente diferente da primeira.
4. Data
Provavelmente esta epístola foi escrita de Roma cerca dos anos 66 a 68 dC, e por seu conteúdo pode-se notar que o perigo da perseguição já havia passado.
5. Propósitos do livro
O tema desta epístola é o conhecimento. Pedro escreveu para exortar os crentes a buscarem com diligência a santidade de vida e o verdadeiro conhecimento de Cristo e para desmascarar e repudiar a atividade traiçoeira dos falsos profetas que agiam nas igrejas da Ásia Menor, pervertendo a verdade bíblica. Pedro destaca que nenhum texto bíblico pode ser interpretado à luz do conhecimento humano, pois o mesmo procede do Espírito Santo e somente Ele pode interpretar.
6. Estilo literário do autor
O próprio Pedro escreveu esta epistola empregando seu grego Galileu, ou valeu-se de um escriba menos hábil do que Silvano, tendo em vista que o grego desta não é tão fluente como o da primeira.
7. Estrutura do livro
São três capítulos divididos em cinco assuntos:
- Introdução – (1:1-2);
- O verdadeiro conhecimento da fé cristã – (1:3-21);
- Mestres falsos – (2:1-22);
- A parousia e a dissolução final – (3:1-18a); e
- Conclusão - Doxoloxgia – (3:18b)
8. Ensinos importantes
- Instrui os crentes a tomarem posse da vida de piedade mediante o verdadeiro conhecimento de Cristo;
- Exorta os crentes a buscarem a santidade de vida e o verdadeiro conhecimento de Cristo;
- Ensina que o crente deve buscar diligentemente a excelência moral, o conhecimento, a temperança, a perseverança, a piedade, o amor fraternal e a caridade, que levam a fé madura e ao verdadeiro conhecimento de Cristo;
- Adverte sobre os falsos profetas que surgem nas igrejas;
- Ensina sobre a autoridade das Sagradas Escrituras.
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