II Pedro



1. Nome

O nome deriva-se do seu autor: Simão Pedro, chamado Cefas.

2. Posição no Cânon

Esta segunda epístola de Pedro é a terceira das consideradas universais em nosso Cânon.

3. Autoria

Na saudação, Pedro identifica-se como o autor da carta. Mais adiante ele declara aos seus leitores que esta é a sua segunda epístola (2:1), indicando, assim, que está escrevendo aos mesmos crentes a quem dirigira a primeira carta.

Os eruditos modernos levantam sérias dúvidas quanto a autenticidade petrina, tendo em vista que seu estilo é completamente diferente da primeira.

4. Data

Provavelmente esta epístola foi escrita de Roma cerca dos anos 66 a 68 dC, e por seu conteúdo pode-se notar que o perigo da perseguição já havia passado.

5. Propósitos do livro

O tema desta epístola é o conhecimento. Pedro escreveu para exortar os crentes a buscarem com diligência a santidade de vida e o verdadeiro conhecimento de Cristo e para desmascarar e repudiar a atividade traiçoeira dos falsos profetas que agiam nas igrejas da Ásia Menor, pervertendo a verdade bíblica. Pedro destaca que nenhum texto bíblico pode ser interpretado à luz do conhecimento humano, pois o mesmo procede do Espírito Santo e somente Ele pode interpretar.

6. Estilo literário do autor

O próprio Pedro escreveu esta epistola empregando seu grego Galileu, ou valeu-se de um escriba menos hábil do que Silvano, tendo em vista que o grego desta não é tão fluente como o da primeira.

7. Estrutura do livro

São três capítulos divididos em cinco assuntos:

- Introdução – (1:1-2);
- O verdadeiro conhecimento da fé cristã – (1:3-21);
- Mestres falsos – (2:1-22);
- A parousia e a dissolução final – (3:1-18a); e
- Conclusão - Doxoloxgia – (3:18b)

8. Ensinos importantes

- Instrui os crentes a tomarem posse da vida de piedade mediante o verdadeiro conhecimento de Cristo;
- Exorta os crentes a buscarem a santidade de vida e o verdadeiro conhecimento de Cristo;
- Ensina que o crente deve buscar diligentemente a excelência moral, o conhecimento, a temperança, a perseverança, a piedade, o amor fraternal e a caridade, que levam a fé madura e ao verdadeiro conhecimento de Cristo;
- Adverte sobre os falsos profetas que surgem nas igrejas;
- Ensina sobre a autoridade das Sagradas Escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...