1. Nome
Deriva-se do nome de seu autor: João, o apóstolo do amor.
2. Posição do Cânon
Em nosso cânon é a quinta epistola das sete denominadas católicas ou universais. Encontra-se depois de I João e antes da terceira epístola de João.
3. Autoria
Seu autor é João, o apóstolo do amor, o qual se identifica nesta epístola como o Ancião. No entanto, o reconhecimento da autoria de João foi questionada até o século IV, bem como a sua canonicidade. A tradição antiga é bastante forte em favor da autoria de João.
4. Data
Provavelmente foi escrita nos fins do primeiro século, entre os anos 80 a 100 dC,
5. Propósito da epístola
O conteúdo doutrinário desta segunda epístola de João determina o seu propósito e pouco difere da sua primeira epístola. Tem como tema a fidelidade cristã. Os propósitos da epístola são:
- Apontar o perigo do salvo menosprezar a humanidade de Jesus Cristo (v 7-8);
- Fortalecer os crentes no conhecimento de Cristo contra as insinuações dos ensinos gnósticos; e
- Ensinar a identificas os falsos mestres;
6. Estilo literário do autor
É um documento tipo carta dirigido a “Senhora eleita e seus filhos”, a qual pode ser interpretada como uma igreja local e seus membros ou simplesmente a uma viúva cristã de destaque.
Três são as características desta epístola. É o menor livro do NT. Tem semelhanças com I e III João, quanto a sua mensagem, vocabulário e o estilo simples de escrita. É um importante complemento à mensagem de III João como prevenção quanto a receber e ajudar obreiros estranhos ou desconhecidos.
7. Estrutura da epístola
A epístola possui onze versículos divididos em dois assuntos:
- Saudação – (1-3); e
- Exortações ao amor, à obediência, à vigilância, à recusa do erroz – (4-11).
8. Ensinos importantes
- Repudiar os falsos ensinos já denunciados na primeira epístola:
- Realçar a advertência sobre o perigo dos falsos mestres que negam a encaranção de Jesus Cristo; e que se afastam do evangelho;
- Que o amor cristão deve também incluir o discernimento entre a verdade e o erro, não dando apoio aos falsos mestres.
Deriva-se do nome de seu autor: João, o apóstolo do amor.
2. Posição do Cânon
Em nosso cânon é a quinta epistola das sete denominadas católicas ou universais. Encontra-se depois de I João e antes da terceira epístola de João.
3. Autoria
Seu autor é João, o apóstolo do amor, o qual se identifica nesta epístola como o Ancião. No entanto, o reconhecimento da autoria de João foi questionada até o século IV, bem como a sua canonicidade. A tradição antiga é bastante forte em favor da autoria de João.
4. Data
Provavelmente foi escrita nos fins do primeiro século, entre os anos 80 a 100 dC,
5. Propósito da epístola
O conteúdo doutrinário desta segunda epístola de João determina o seu propósito e pouco difere da sua primeira epístola. Tem como tema a fidelidade cristã. Os propósitos da epístola são:
- Apontar o perigo do salvo menosprezar a humanidade de Jesus Cristo (v 7-8);
- Fortalecer os crentes no conhecimento de Cristo contra as insinuações dos ensinos gnósticos; e
- Ensinar a identificas os falsos mestres;
6. Estilo literário do autor
É um documento tipo carta dirigido a “Senhora eleita e seus filhos”, a qual pode ser interpretada como uma igreja local e seus membros ou simplesmente a uma viúva cristã de destaque.
Três são as características desta epístola. É o menor livro do NT. Tem semelhanças com I e III João, quanto a sua mensagem, vocabulário e o estilo simples de escrita. É um importante complemento à mensagem de III João como prevenção quanto a receber e ajudar obreiros estranhos ou desconhecidos.
7. Estrutura da epístola
A epístola possui onze versículos divididos em dois assuntos:
- Saudação – (1-3); e
- Exortações ao amor, à obediência, à vigilância, à recusa do erroz – (4-11).
8. Ensinos importantes
- Repudiar os falsos ensinos já denunciados na primeira epístola:
- Realçar a advertência sobre o perigo dos falsos mestres que negam a encaranção de Jesus Cristo; e que se afastam do evangelho;
- Que o amor cristão deve também incluir o discernimento entre a verdade e o erro, não dando apoio aos falsos mestres.
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