Sacerdócio



“Também vós mesmos como pedras vivas, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo". (I Pedro 2:5)


A palavra grega “ierateyma”, traduzida como sacerdócio, tem dois significados. O primeiro é o serviço ou ministério do sacerdote, do grego “ierateia”. Esse significado da palavra grega é encontrado em Hebreus 7:14.

O segundo e mais importante significado é um corpo sacerdotal ou um corpo coletivo de sacerdotes, assim chamados porque tem acesso a Deus e oferecem sacrifícios, não externos mas "espirituais" (cf. Exôdo 19:6). São sacerdotes de categoria real, isto é, exaltados a uma posição e liberdade que os isenta do domínio de todos exceto Deus e Cristo.

A palavra grega ”ierateyma” usada nesse sentido está em I Pedro 2:5,9. Em Hebreus 7:14, a palavra grega “ierwn”, significa o ofício de um sacerdote. Mas a palavra para sacerdócio em I Pedro significa o corpo sacerdotal ou corpo de sacerdotes.

A casa espiritual não é o serviço sacerdotal, mas um corpo sacerdotal. É uma entidade corporativa. Os sacerdotes edificados juntos são a casa espiritual. O sacerdócio no Novo Testamento é diferente daquele mencionado no Antigo Testamento. No Novo Testamento, os sacerdotes edificados juntos são o tabernáculo. Eles são a casa espiritual. Na tipologia do Antigo Testamento é muito difícil colocar essas duas coisas juntas. Assim, em prefiguração, o tabernáculo e os sacerdotes são duas categorias de coisas. Na verdade, estas duas categorias prefiguram uma única coisa em dois aspectos, isto é, o edifício de Deus, que é o tabernáculo, a casa de Deus. Essa casa é edificada com os sacerdotes que são as pedras vivas. Quando somos edificados juntos, tornamo-nos um corpo de sacerdotes, e isso é o sacerdócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...