Crônicas



1. O nome

O nome em hebraico é “D’bherey Hayyamim” que quer dizer “Palavras dos dias”. Tem o mesmo sentido de “diário” equivalendo a jornal. Tem também sentido de Anais. Originalmente formavam um só livro, e os LXX o dividiram em dois, dando-lhes o nome de “Paraleipônema”, isto é, “Coisas deixadas, incontadas” , “Coisas omitidas” ou “Coisas esquecidas”. Isto porque o livro de Crônicas suprem o que não foi registrado nos outros livros históricos do Antigo Testamento. Jerônimo o traduziu por “Verba Dierum”, que significa “Palavras dos Dias”, chamando-os de “Crônicas de Toda a História Divina”.

2. Posição no Cânon

Atualmente é considerado um livro histórico. Os hebreus o colocavam entre os Ketubhim ou Hagiógrafos e é o último do Cânon devido a sua redação tardia. É antecedido de Esdras e Neemias.

3. Autoria

A tradição hebraica e os pais da igreja afirmam que Esdras é o autor de Crônicas, entretanto, não há evidências internas que informem quem é o seu autor. Comparando II Cr 36:22,23 com Ed 1:1-3a, parece ser o livro uma continuação do livro de Esdras. O Talmud declara Esdras como o redator dos registros escritos por homens de confiança, tais como, Samuel (comparar ISm 31:1-7 com I Cr 10:1-7), Natã, Gade, Ido e outros (II Cr 9:29;13:22; 26:22; 29::25). Esdras foi inspirado para fazer a seleção dos escritos e reuni-los numa narração contínua.

4. Data

Se foi Esdras u autor, a data deve ser colocada em 450 a 430 aC. A última data mencionada que dá alguma informação encontra-se em II Cr 36:22, que daria a data de 537 aC, mas esta data não exclui a possibilidade da data da autoria por Esdras.. A época é desde a morte de Saul até o decreto de Ciro, abrangendo um período de 474 anos, desde 1010 aC *I Cr 10:1-7) até 536 aC (II Cr 36:22).

5. Propósito do livro

Crônicas suplanta o que falta nos livros de Samuel e Reis, nos dados referentes a Judá. I Crônicas acrescenta informações sobre a linhagem davidica que não é dada nos outros livros. A ênfase está no reino de Davi e o estabelecimento do culto. Em Salomão é a construção do templo. Crônicas apresenta a visão do ponto de vista religioso de Judá e mostra que a fidelidade a Deus é que trás bênçãos.

6. Fontes de composição do livro

O livro é uma coleção de narrativas com interpretações ocasionais, sempre com uma mensagem unificadora. As fontes são:

- Listas estatísticas. Nomes e dados de pessoas que permaneceram na terra após a ocupação de Nabucodonosor – (1-9);
- Livros canônicos – Samuel e Reis;
- Crônicas de Samuel, Natã e Gade – (II Cr 29:29);
- Natã, Aías e Ido – (II Cr 9:29);
- Livros dos reinos de Judá e Israel - (II Cr 16:1);
- Livros dos reis de Judá e Israel – (II Cr 25:26; 28:26; 32:32);
- Livro dos reis de Israel – (II Cr 20:34);
- Palavras dos reis de Israel – (II Cr 33:18); e
- História dos reis – II Cr 35:27).

7. Estrutura do livro

I Crônicas possui vinte e nove capítulos divididos em três partes principais:

- Genealogia – (1:1-9:14);
- O reinado de Davi – (10-16); e
- Ações de graça de Davi – (17:1-29:30)

II Crônicas tem trinta e seis capítulos divididos em três partes principais:

- O reinado de Salomão – (1:1-9:31);
- História de Judá até o cativeiro – (10:1-35:27); e
- Conquista de Judá e o cativeiro na Babilônia - (36:1-23).

8. Ensinos importantes

Em I Crônicas a ênfase do culto, é a adoração no templo, a adoração coletiva. A música e a organização do culto ocupa um ligar de destaque.

Quando o líder é bom o povo o segue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...