Mateus



1. Nome

Deriva-se de seu autor, Mateus, o publicano. Um cobrador de impostos, era um israelita helenista, casado e morava em Cafarnaum. Também era conhecido pelo nome de Levi.

2. Posição no Cânon

O Cânon do NT foi formado a partir do segundo século dC., no entanto o evangelho segundo Mateus já era aceito pela igreja anteriormente a esta data. É o primeiro do Cânon e o primeiro dos sinótpicos.

3. Autoria

O historiador eclesiástico Eusébio, por volta do ano 340 dC, declara que este evangelho é de autoria do apóstolo Mateus. Há evidências internas que caracterizam este evangelho como sendo de autoria de Mateus, entre elas a citação do inicio de seu discipulado em Mateus 9:9 e a referência ao publicano em Mateus 10:3.

4. Data

Apesar de algumas dificuldades relacionadas ao ano de sua composição. Não obstante tenha sido testemunha ocular dos feitos do Senhor Jesus Cristo, Mateus provavelmente tenha tomado o esboço histórico de Marcos por empréstimo que segundo alguns eruditos o evangelho fora escrito nos anos 50-60 dC, Mateus deve tê-lo escrito nos anos 60-70 dC em algum lugar da Palestina

5. Propósito do livro

O evangelho segundo Mateus é conhecido como o “Evangelho do Reino”. A expressão reino dos céus aparece mais de trinta vezes Tem como propósito despertar os judeus para com a pessoa de Jesus, considerando as várias citações do Antigo Testamento em que aponta o Cristo como o Messias prometido.

Mateus associa Jesus à nação judaica através de sua genealogia, ao rei Davi e ao patriarca Abraão em que destaca a sua realeza.

O propósito deste sinóptico não era somente revelar para os judeus o Messias, mas também o Salvador aos demais povos. O livro enfatiza a universalidade da mensagem de Cristo (Mt 28:19-20).

6. Estilo literário do autor

É uma narrativa do ponto de vista da mensagem abrangendo os ensinos de Jesus. A característica especial está na expressão, “O Reino dos Céus está próximo”.

7. Estrutura do livro

Contém vinte e oito capítulos distribuídos em cinco partes:

- A pessoa do Rei – (1:1-2:23);
- A preparação para o Rei – (3:1-4:16);
- A proclamação do Rei – (4:17-16:20);
- A paixão do Rei – 16:21-27:66); e
- O poder do Rei – 28:1-20)

8. Ensinos importantes

Em seu conteúdo destacam-se os cinco grandes discursos:
- O Sermão da Montanha - (5 a 7);
- A obra e a conduta dos discípulos – 9:35- 11:1);
- O Reino dos Céus – (13);
- Considerações sobre o procedimento do novo convertido – (18-19:2); e
- Escatologia – (24:1- 26:2)

Há outros ensinamentos e acontecimentos que não se encontram nos cinco discursos e que nem por isso são menos importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...