Rute



1. O nome

Deve seu nome a principal personagem que nele aparece. Na LXX o nome tem a forma “Routh”, já na Vulgata, é chamado “Líber Ruth”, de onde se originou o nome em português.

2. Posição no cânon

A LXX e a Vulgata apresentam o livro de Rute seguido pelo livro de Ju´zes e anterior a Samuel, visto que a história se desenrolou nos tempos de juízes (Rt 1:1). Na idade média, devido ao uso litúrgico, foi colocado onde se encontra atualmente no cânon hebraico, entre as escrituras chamadas Hagiógrafos (santos escritos), num rolo separado que é lido publicamente nos grandes dias de festas de Israel., os “Megilloth”, ou os rolos das Festas, sendo o segundo deles. Cantares, Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester.

3. Autoria

É atribuída pelos judeus a Samuel, contudo o livro não diz quem o escreveu e fora dele não há evidências na Bíblia de que Samuel o tenha escrito.

4. Data

Dois dados do livro servem como coordenadas para estipular a data (1:1 e 4:22) Um outro pode ser dado para mostrar que o livro não foi composto na época dos acontecimentos, mas depois (4:6-8). Quanto a data dos acontecimentos é sugerida cerca de 1300 aC (4:21-22) em que afirma que Boaz era bisavô de Davi e a declaração de Flávio Josefo de que Rute viveu no tempo da mocidade de Eli e ainda Mt 1:5, onde Salmon, considerado pai de Boaz, era marido de Raabe.

5. Propósito do livro

Traçar a genealogia de Davi, mencionada nos últimos versículos. Uma providência divina para a vinda do Messias e esclarecimentos sobre a sua linhagem.Ligado ao propósito principal,a chamada dos gentios personificada em Rute e tomada por inferência. Rute é um tipo da Igreja.

6. Estilo literário do livro

A linguagem de Rute, fora algumas particularidades, é da época da Monarquia, o estilo é simples e polido, a beleza da narrativa, a pintura viva dos costumes coloca Rute entre os melhores modelos para prosa narrativa do antigo Testamento. Um terço do livro é narrativa, sendo o restante diálogo.

7. Ensinos principais

- A inclusão de um gentia na genealogia de Cristo, assim como a prostituta Raabe, devido a conversão delas. (cf Dt 10:19; 23:3);

- A graça de Deus é clara ao chamar uma Moabita e colocá-la na linhagem de Davi e do Messias;

- O relacionamento entre Rute e Noemi, entre Boaz e seus servos e entre Rute e Boaz, mostra um livro em que as palavras são: amor,descanso, redenção, segurança e vida;

- Em Boaz, aplicando a lei do levirato, temos um tipo perfeito de Cristo – O grande remidor de sua esposa gentia, a Igreja;

- sua mensagem é um apelo ao amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...