
Os livros de 1° e 2° Samuel aparecem como um só no Cânon hebraico. É um dos livros mais conhecidos pelas histórias que contam. Um personagem famoso dos livros de Samuel é David. Outro é Samuel. A divisão do livro em dois é obra da LXX, seguidos pela vulgata e nossas versões.
1. O nome
Os hebreus o chamavam de “Shemuel”, que significa “ouvir de Deus” ou “nome de Deus”. O nome é por causa do principal personagem do primeiro livro, que é Samuel, profeta, juiz e sacerdote, que ungiu Saul e Davi. Os dois livros foram chamados de 1° e 2° livros do Reino e os nossos 1° e 2° Reis ficaram sendo 3° e 4° livros do Reino, enquanto que os livros de Crônicas são chamados de Paralipômena. O nome dos livros em português é 1° e 2° Samuel.
2. Posição no Canôn
É colocado após o livro de Rute e antes do livro de Reis. É considerado como histórico, são os quarto e quinto livros históricos, mas para os judeus é o terceiro livro dos profetas anteriores. A divisão em dois livros remonta a LXX. A divisão do livro foi aceita, nas edições das Bíblias hebraicas, somente na Idade Média, em 1448 dC.
3. Autoria
É provável que Samuel tenha escrito o livro que traz seu nome e os livros de Rute e Juízes. Alguns acham que foi escrito por um profeta do reino do sul (Judá) após a divisão de Israel. Outros concordam que teve a participação de Samuel, Natã e Gade (I Cr 29:29), embora a redação final não seja atribuída a nenhum deles. Ainda outros atribuem a autoria a Natã. Samuel pode ser considerado como uma coleção de escritos, coligidos e postos em redação por um profeta. Os hebreus o consideram profético.
4. Data
A data dos acontecimentos encheram um período de cerca de um século e meio., aproximadamente nos anos de 1120 a 970 aC. O primeiro livro abrange uma data aproximada entre 1120 a 1010 aC e o segundo de 1010 a 970 aC.
5. Propósito do livro
É contar o estabelecimento do Reino. A presença de Samuel é importante porque como juiz e profeta faz a ligação entre o período anterior dos juízes e o seguinte do reino, ungindo os dois primeiros reis. O livro de Juízes induz o leitor a pensar na necessidade de um rei em Israel. Em Samuel, durante o reinado de Saul, o leitor vê a necessidade de esse rei ser justo, um omem segundo o coração de Deus. O estabelecimento da monarquia se efetiva com Davi. Nele são harmonizadas a monarquia e a teocracia.
6. Estilo literário
É predominantemente histórico e de estilo biográfico com um fundamento profético.
7. Estrutura do livro
Os livros contêm 31 capítulos o 1° e 24 capítulos o 2°. Sendo os livros a biografia de três grandes homens, é dividido como se segue:
- Samuel o juiz – (I Samuel 1:1-7; 17)
- Saul, o rei segundo o coração do povo – (I Samuel 8:1-31-33)
- Davi, o rei segundo o coração de Deus – (II Samuel 1:1-24; 25)
8. Ensinos importantes
- A expressão “Senhor dos exércitos”, que ocorre na Bíblia 281 vezes, aparece neste livro pela primeira vez, mostrando a majestade de Deus;
- O termo “Messias” aparece pela primeira vez (I Sm2:10) na Bíblia e significa “ungido”;
- Pela primeira vez em Samuel aparece a ação regeneradora do Espírito Santo (I Sm 10:6-9; 16:13);
- Uma das primeiras declarações sobre a inspiração da Bíblia é dada. Davi diz que suas palavras procedem de Deus;
- A mensagem dos livros e a de que os planos de Deus não podem ser frustrados;
- A impaciência aliada a incredulidade é apresentada como um grande perigo;
- Deus cumpre seus propósitos usando homens de coração, como Samuel e Davi.
1. O nome
Os hebreus o chamavam de “Shemuel”, que significa “ouvir de Deus” ou “nome de Deus”. O nome é por causa do principal personagem do primeiro livro, que é Samuel, profeta, juiz e sacerdote, que ungiu Saul e Davi. Os dois livros foram chamados de 1° e 2° livros do Reino e os nossos 1° e 2° Reis ficaram sendo 3° e 4° livros do Reino, enquanto que os livros de Crônicas são chamados de Paralipômena. O nome dos livros em português é 1° e 2° Samuel.
2. Posição no Canôn
É colocado após o livro de Rute e antes do livro de Reis. É considerado como histórico, são os quarto e quinto livros históricos, mas para os judeus é o terceiro livro dos profetas anteriores. A divisão em dois livros remonta a LXX. A divisão do livro foi aceita, nas edições das Bíblias hebraicas, somente na Idade Média, em 1448 dC.
3. Autoria
É provável que Samuel tenha escrito o livro que traz seu nome e os livros de Rute e Juízes. Alguns acham que foi escrito por um profeta do reino do sul (Judá) após a divisão de Israel. Outros concordam que teve a participação de Samuel, Natã e Gade (I Cr 29:29), embora a redação final não seja atribuída a nenhum deles. Ainda outros atribuem a autoria a Natã. Samuel pode ser considerado como uma coleção de escritos, coligidos e postos em redação por um profeta. Os hebreus o consideram profético.
4. Data
A data dos acontecimentos encheram um período de cerca de um século e meio., aproximadamente nos anos de 1120 a 970 aC. O primeiro livro abrange uma data aproximada entre 1120 a 1010 aC e o segundo de 1010 a 970 aC.
5. Propósito do livro
É contar o estabelecimento do Reino. A presença de Samuel é importante porque como juiz e profeta faz a ligação entre o período anterior dos juízes e o seguinte do reino, ungindo os dois primeiros reis. O livro de Juízes induz o leitor a pensar na necessidade de um rei em Israel. Em Samuel, durante o reinado de Saul, o leitor vê a necessidade de esse rei ser justo, um omem segundo o coração de Deus. O estabelecimento da monarquia se efetiva com Davi. Nele são harmonizadas a monarquia e a teocracia.
6. Estilo literário
É predominantemente histórico e de estilo biográfico com um fundamento profético.
7. Estrutura do livro
Os livros contêm 31 capítulos o 1° e 24 capítulos o 2°. Sendo os livros a biografia de três grandes homens, é dividido como se segue:
- Samuel o juiz – (I Samuel 1:1-7; 17)
- Saul, o rei segundo o coração do povo – (I Samuel 8:1-31-33)
- Davi, o rei segundo o coração de Deus – (II Samuel 1:1-24; 25)
8. Ensinos importantes
- A expressão “Senhor dos exércitos”, que ocorre na Bíblia 281 vezes, aparece neste livro pela primeira vez, mostrando a majestade de Deus;
- O termo “Messias” aparece pela primeira vez (I Sm2:10) na Bíblia e significa “ungido”;
- Pela primeira vez em Samuel aparece a ação regeneradora do Espírito Santo (I Sm 10:6-9; 16:13);
- Uma das primeiras declarações sobre a inspiração da Bíblia é dada. Davi diz que suas palavras procedem de Deus;
- A mensagem dos livros e a de que os planos de Deus não podem ser frustrados;
- A impaciência aliada a incredulidade é apresentada como um grande perigo;
- Deus cumpre seus propósitos usando homens de coração, como Samuel e Davi.
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