O Pentecostes



Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”(Atos 2:1)


Pentecostes é o nome greco-helenista para a festa das semanas instituídas por Deus em Lv 23:15-21. No Antigo Testamento esta festa acontecia cinqüenta dias após o primeiro domingo depois da Páscoa. Era uma data festiva para os judeus. Também chamada de “festa das semanas” (Êx 34:22) ou “festa da colheita”, é uma da três e mais importantes festas judaicas, em que os varões israelitas deveriam se apresentar no templo para adorar a Deus (Lv 23:21). No dia de Pentecostes o israelita expressava sua gratidão pelas bênçãos da colheita de grãos (Jr 5:24), bem como a lembrança da libertação do povo hebreu do Egito (Dt 16:12) e na oportunidade eram apresentados sacrifícios especiais. O objetivo dessa festa era fazer que Deus sempre estivesse no pensamento do povo e estimular a unidade nacional.

O dia de Pentecostes para os cristãos é dedicado a comemoração do aniversário de nascimento da Igreja. Esse dia marca o inicio da era cristã, em que o acontecimento narrado no livro dos Atos dos Apóstolos trás a mensagem de que a morte e ressurreição de Jesus Cristo deverão ser proclamadas por toda a terra. Foi nesse dia que os apóstolos tiveram a experiência do Espírito Santo em suas vidas (At 2:1-13). Para isso os discípulos necessitavam da presença do Espírito Santo para que tivessem ousadia em cumprir esta missão. O papel do Espírito Santo é santificar e dar autoridade para os redimidos para que possam ser testemunhas e sirvam como discípulos de Jesus .

Jesus já havia falado da inauguração da época do Espírito Santo (Jo 16:17-24). A vinda do Espírito Santo aconteceu no dia de Pentecostes e foi evidenciada através de fenômenos audíveis. Uma poderosa manifestação do Espírito Santo, como um som de um vento impetuoso, e com línguas de fogo pousando sobre cada um dos apóstolos, em que “todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2:4), e foi anunciada e proclamada publicamente a ressurreição de Jesus Cristo a representantes de todo o mundo, a judeus e prosélitos ao judaísmo que estavam reunidos em Jerusalém para celebrar a festa. Eram pessoas de todas as partes do mundo então conhecido (At 2:9-11), e todos ouviam os discípulos de Jesus falar em suas próprias línguas. Segundo o apóstolo Pedro cumpriu-se a profecia registrada em Jl 2:28-32 (At 2:15-21). O Pentecostes, para o cristão, pode ser entendido como o dia em que Deus concedeu, aos discípulos ”poder para testemunhar” (At 1:8).

Quando Lucas afirma que “estavam todos reunidos no mesmo lugar” (At 2:1), está se referindo aos cento e vinte discípulos que estavam no cenáculo em Jerusalém (At 1:15).

A exemplo dos primeiros discípulos, todo o cristão tem o dever, no Espírito Santo, de anunciar que Cristo morreu e foi ressuscitado para sua salvação. O Espírito Santo conduz o cristão à oração, à leitura e meditação da Bíblia. É quem impulsiona o que crê à reconciliação e a erguer o coração a Deus. É Ele que santifica e aproxima o crente a Deus.

A igreja nascente recebeu o batismo no Espírito Santo, por ocasião da festa de Pentecostes, e foi revestida de poder. O objetivo do poder foi testemunhar, ou seja, proclamar as grandezas de Deus em vários idiomas, como aconteceu no dia de Pentecostes, para que a mensagem fosse entendida pelos habitantes das várias nações representadas em Jerusalém, dando, assim, a idéia de universalidade do evangelho, pretendido por Jesus (Mateus 28: 19), pudesse marcar o nascimento da igreja.

2 comentários:

  1. Ola Rubens!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizah.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Danilo

    Seu blog faz parte de meus favoritos. Tenho me divertido muito com ele.
    Quanto ao meu blog estou tentanto postar mes apontamentos e estudos.
    Obrigado pela visita.

    Um abração

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...