Neemias



1. O nome

Em hebraico o nome do livro é o do seu principal personagem, “Nehemyah”. O mesmo acontece com a LXX que traduz “Esdras”. A Vulgata dá o nome de “Líber Nehemiae” ou “Líber Secundus Esdras”, pois Esdras e Neemias eram um só livro.

2. Posição no Cânon

Faz parte da terceira divisão do Cânon – “Os Hagiógrafos”, sendo com Esdras o penúltimo livro. Em português é considerado o último livro histórico e o décimo sexto do Cânon.

3. Autoria

O autor é o próprio Neemias, que fala de si mesmo na primeira pessoa. É certo que se serviu de registro de outras pessoas como em Ne 7:1-73, que pode ter sido feito por Zorobabel. NE 12:1-26 é igual ao livro de Crônicas de onde pode ter sido copiado. Uma pequena parte fala de Neemias na terceira pessoa, o que, provavelmente, pode ter sido auxiliado por Esdras.

4. Data

Foi escrito entre 445 a 400 aC, pois Neemias foi a Jerusalém no ano 445 e o período dado pelo livro é cerca de quarenta e cinco anos.

5. Propósito do livro

Contar a restauração efetuada sob sua chefia. É uma confirmação da profecia. Daniel disse que os muros e as circunvizinhanças seria reedificadas em tempos angustiosos. Neemias cuidou de reconstruir o muro, mas não desprezou a reconstrução espiritual já começada com Esdras.

6. Estilo literário do autor

Consiste das “memórias de Neemias”. É uma obra dedicada a Deus.

7. Estrutura do liovro

São treze capítulos divididos em três partes:

- Introdução – (1);
- A obra de Neemias – (2-7); e
- Reconstrução espiritual – (8-13).

8. Ensinos importantes

O livro ensina que através da vida de Neemias, que só vencerá os que tiverem firmeza de convicções, for de oração e estiver disposto a lutar contra os inimigos e derrotá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...