Levítico



1. O nome

Em hebraico o nome deste livro é Wayiqra que significa “E chamou” que são suas primeiras palavras. No tempo do Talmud era chamado de Torah Konamim, que quer dizer “A lei dos sacerdotes”. O nome Levítico foi dado pela LXX e quer dizer “relativo a Levi”.

2. Posição no cânon

Levítico é o terceiro no cânon e dos livros da Torah.

3. Autoria

Segundo a tradição judaica é de autoria de Moisés, bem como a legislação cerimonial da qual, provavelmente, Moisés tenha se servido da obra de algum sacerdote opu levita profissional.

4. Data

Data aproximadamente de 1445 aC. O tempo em qual foram dadas as instruções de Leviticos é de cerca de um ano, indo de 1° da abril (Ex 40:2,17; Lv 1:1) até 20 de maio quando partiram do Sinai os israelitas (Nm 10:11).

5. Tema do livro

Consiste quase inteiramente de legislação, sendo que a continuação da mesma legislação no livro de Êxodo. Essa legislação, prescrita por Deus, por intermédio de Moisés no Monte Sinai, é algo das leis cerimoniais e leis morais.

Depois de dar a Lei básica no Sinai e ratificar a Aliança, era necessário que o povo conhecesse as leis que iriam orientar os sacrifícios bem como orientações para a adoração a Deus no Tabernáculo.

A palavra chave é santidade. Santo em Levítico significa o que é separado não só do uso pecaminoso, mas também do comum. O livro pode ser interpretado do ponto de vista cristão pelo livro de Hebreus.

6. Estrutura do livro

Tem vinte e sete capítulos. Os primeiros dezesseis falam das leis cerimoniais como sacrifícios, purificação e expiação. Os capítulos restantes são referentes às leis morais. O livro é dividido em duas partes e um apêndice:

- Remoção do pecado (1-16);
- Restauração da comunhão (17 – 26); e
- Apêndice (27).

7. Ensinos importantes

Sem dúvida o maior ensino é sobre santidade. Desde que Deus é santo, tudo o que se relaciona com Ele é santo. O Tabernáculo é santo, como os sacerdotes são santos, as ofertas, o altar e o povo. A palavra santo em hebraico é “Qadosh”, além de significar separado, quer dizer também, puro, limpo, brilhante.

É um livro que se relaciona com o Novo Testamento. Quase todas grandes doutrinas do NT, tanto as que se relacionam com a pessoa de Cristo, como as que dizem respeito às doutrinas em geral, tem suas raízes no Levítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...