Josué



1. O nome

O nome do livro é referente ao seu personagem principal. No hebraico ele é “Yehoshua”, já a LXX o coloca como “Iesous”, do qual se originou o nome Jesus numa forma helenizada. A Vulgata o denomina como “Josua”, de onde se originou Josué, que significa “Yahwéh traz salvação”.

2. Posição no cânon

É o sexto livro do Cânon e o primeiro dos livros históricos que juntamente com os livros de Samuel e Reis são considerados um grupo autônomo. Eles abrem a segunda parte do Cânon veterotestamentário-judaico sob o nome de “profetas dianteiros” ou “anteriores”, porque foram escritos, segundo a tradição judaica, por profetas.

3. Autoria

O seu autor, a principio, foi Josué, o Talmud diz que Josué compôs todo o livro com exceção dos últimos cinco versículos, embora, nas últimas partes haja forte evidência interna de que foi escrito por uma testemunha ocular de muitos acontecimentos ali descritos, e também o capítulo 19: 46-47 ocorreu após a morte de Josué. Desta forma estas partes foram acrescentadas ao material escrito por Josué (cf. Js 24:1-25).

4. Data

Os fatos resumidos neste livro datam de um período de cerca de trinta anos, como se pode inferir de dois indícios do próprio livro. Josué, sendo quase da mesma idade de Caleb (Nm 13:6-8; 14:6-38), tinha na época do êxodo, aproximadamente quarenta anos (Js 14:7); morreu com cento e dez anos. Tendo em conta quarenta anos passados no deserto, resulta em que empreendeu a ocupação da Palestina aos oitenta anos, sobrevivendo mais trinta anos. Assim a data provável é em torno de 1407 aC até algum tempo posterior à morte do sacerdote Eleazar (Js 24:33), durante o tempo em que vivia Raabe (Js 6:25).

5. Fundo histórico

A história se passa desde o momento em que Israel entra em Canaã e nesta região permanece até o final do livro, em um período em que Israel adquire renome como nação poderosa entre as nações daquela região. Sua esfera de ação ocorre desde a morte de Moisés atá a morte de Josué. Cobrindo um período de trinta anos, de 1410 à 1380 aC.

6. Propósitos do livro

É uma sequência do Pentateuco, em que Deus prova que o juramento, o qual fez a Abraão, Isaque e Jacó, acerca da terra, se cumpriu, e relata das bênçãos de Deus conseqüente a obediência (Js 1:7-8, e a maldição em resultado a desobediência (Js 7:1). Relata a repatriação dos hebreus, cada tribo em seu termo específico; e, o juízo das nações ímpias, que pelos seus pecados receberam o castigo de Deus.

7. Estilo literário do autor

É a narração, ora permenorizada e viva, ora esquematizada do livro.

8. Estrutura do livro

Possui vinte e quatro capítulos e divide-se em quatro partes:

- Entrada na terra - 1:5 a 15
- A terra conquistada – 6:1 a 12:24
- A terra dividida – 13:1 a 21:45
- Acontecimentos finais – 22:1 a 24:33

9, Ensinos importantes

- Deus não faz acepção de pessoas é evidenciada (1:5);
- Deus zela e cumpre sua promessa à Raabe, poupando a sua vida; uma prefiguração da salvação dos gentios (6:17);
- Israel é vencido pelo erro de umlembra que quando um sofre o corpo padece 97:1-5);
- Não fazer alianças com o reino das trevas (9:1-27); e
- Deus cumpre suas promessas (21:45).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...