Gênesis



1. O Nome

Gênesis é o livro dos começos, como a palavra indica. No hebraico é B’ershith (texto massorético), que significa “No Princípio”. Trata-se do primeiro termo do texto hebraico. A palavra em grego significa “Origem” ou “Princípio”, podendo também ter o sentido de geração. Passando para o latim “Genesis” de onde vem o nosso português. Nos tempos do Talmud, 300 a 500 aC, Gênesis era chamado “O Livro da Criação do Mundo”. O significado de “geração” para a palavra em grego é tomado de Gn 2:4a. Tem sido chamado, também, de “A Sementeira da Bíblia”.

2. Posição no cânon

Gênesis é o primeiro livro de toda a Bíblia e do Pentateuco.

3. Autoria

A tradição judaica atribui a Moisés a autoria do Pentateuco (Lc 24:44). com exceção dos oito últimos versículos, que falam de sua morte. Este trecho final teria sido escrito por Josué. Embora o livro não declare quem é o seu autor há muitas evidências nos outros livros do Pentateuco (Ed 3:2;7:6; II Cr 25:4; 35:12). Como também o Novo Testamento afirma que Moisés é o autor (Mt 19;7; Mc 12:26; Jô 5:46-47; At 15:21). O qual os judeus chamavam-no e ainda o chamam de Torah (Lei), os cinco livros de Moisés (Ex 07:14; Dt 31:24; At 37:38). Além destas evidências internas temos também evidências externas, tais como, informação da tradição histórica da época pós-exilica e também de historiadores como o filósofo Filão, do Talmud, o historiador Flávio Josefo e a tradição da igreja. Não há evidências em contrário a sua autoria.

4. Estrutura e composição

O livro tem cinqüenta capítulos. Os primeiros onze capítulos cobrem um período de alguns milênios e a história da raça humana de Adão até Abraão. O demais capítulos cobrem um período de aproximadamente 300 anos e registram a história de quatro grandes homens da nação de Israel, a saber, Abraão, Isaque, Jacó e José. Há elementos no livro de Gênesis que não poderiam ter sido de conhecimento humano, a menos que fosse por revelação, disto os próprios rabinos ortodoxos declaram que a Torah foi a revelação direta dada por Deus a Moisés. Há por exemplo que citar, entre outros, a história da criação. Outros, entretanto, podiam fazer parte da tradição oral e até escrita, visto que no temo de Abraão já se escrevia. É possível que o autor tenha empregado fontes informativas, orais e escrita, pois seus relatos remontam a história mais primitiva da raça humana.

5. Data

A data deve ser colocada em cerca de 1450 aC e teria sido escrito no deserto no período em que Moisés cuidava das ovelhas do seu sogro Jetro. Gênesis cobre um período de aproximadamente 2315 anos, da Criação à morte de Josué.

6. Propósito

Foi escrito como base para toda a Bíblia. Tirando O livro de Gênesis da Bíblia, esta fica como um edifício sem alicerces, toda a revelação ruiria. Tem sido chamado o “Viveiro” das gerações da Bíblia pelo fato de nele se encontrarem todos os começos das grandes doutrinas referentes a Deus, ao homem, ao pecado e a salvação. O livro relata como se tornou necessária a redenção, devido o homem ter pecado e caído nas trevas; e como Deus escolheu uma nação a fim que levasse a luz da verdade divina as demais nações.

7. Estilo literário do autor

Um estilo abundante, minucioso e popular, não evita os mais chocantes antropoformismos; vivaz e dramático e tem um colorido poético e fascinante com anotações cronológicas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...