A porta estreira




Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.”(Lc 13:24)


Nem sempre nossa preocupação em torno do tema da salvação toca os pontos fundamentais do problema. Algumas pessoas se preocupam com faltas cometidas no passado e que não obterão jamais, o perdão de Deus, daí o temor do inferno. Outras cultivam a idéia de um Deus “bonzão”, que fecha os olhos para suas faltas e estão certos de terem um lugar garantido no céu, sem esforço algum. Outras, ainda, atribuem somente a Deus a questão da salvação e deixam sobre Ele toda a responsabilidade em relação ao futuro, “Deus sabe o que faz”.

Em Lucas 13:23-30, Jesus é questionado a respeito de quantos se salvarão. Seria um número pequeno? Jesus não esclarece. Ele aprofunda aspectos fundamentais da questão: Como fazer para se salvar; a urgência da opção pelo caminho apto a salvar; não supervalorizar os próprios méritos. Jesus recorre ao simbolismo da porta estreita quando diz: “Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão” (Lc 13:24).

É necessário esforçar-se para entrar, desfazer-se do supérfluo. Quem está carregando egoísmo, soberba, ódio, não pode atravessar a porta estreita. Quem explora os pobres, é injusto, é prepotente contra o indefeso, quem faz calúnia, não pode atravessar a porta estreita. Cada um sabe do que se desfazer, se não abrir mão do supérfluo está fadado a ficar de fora. A urgência da decisão de adaptar-se as dimensões da porta estreita é ilustrada no v. 25. A porta estreita num determinado momento estará também cerrada (Mateus 24:40). A decisão de se desfazer dos fardos supérfluos tem um tempo determinado. Quem pensar entrar na casa quando bem entender será excluído (v. 27). A confiança nos próprios méritos pode ser a condenação (v. 26) pois a precedência é invertida (v. 30).

É necessário compreender a vontade de Deus. Ele não quer que ninguém fique de fora. Deus nos congrega, nos acolhe, não faz acepção de pessoas. Todos haverão de conhecer a glória de Deus (Is 66:18), não importa como estão e como sejam trazidos. O desejo de Deus é o mesmo de Jesus: todos estão convidados a passar pela porta estreita (Jo 14:6). O homem é livre para escolher, mas cada um que se condena, decepciona Jesus. A vontade de Deus é que todos se salvem (Jo 3:16).

É necessário desfazer-se dos empecilhos que nos afastam de Deus. É necessário buscar o Senhor Jesus. A porta é o lugar natural por onde as pessoas entram, qualquer outro lugar é considerado estranho. Entrar pela porta é entrar de modo legítimo. Entrar pela porta estreita é entrar por meio de Jesus. Ele nos conduz à vida eterna. Jesus é a porta estreita. É necessário fazer uma decisão, optar pelo caminho estreito que leva ao Senhor. Ele não é apenas a porta, mas o único Caminho possível (Jo 14:6). Diz Jesus: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mím, será salvo, entrará e sairá, e achará pastagens“ (Jo 10:9)

.A ilustração que se segue, de autor desconhecido, retrata muito bem a porta estreita citada nos Evangelhos:

"certo comerciante do ramo de conveniências sentiu-se ameaçado por um grupo supermercadista que o havia procurado para comprar sua loja, diante da recusa de vender, fecharam negocio numa grande área ao lado onde erigiram uma loja monumental dividindo apenas por uma parede. O comerciante ficou desesperado com a idéia de sucumbir diante de uma grande empresa. Cogitou indagando a si mesmo: como sair dessa? Criativo que era, teve uma idéia genial, reformou sua loja, mandou abrir uma enorme porta, aumentou estoque e dias antes da inauguração do grande supermercado, colocou um painel luminoso muito bem elaborado, com o novo nome fantasia: PORTA PRINCIPAL. As pessoas vinham curiosas comprar no supermercado, entravam pela porta principal, pensando que estava dentro do novo empreendimento, quando descobriam já haviam comprado bastante. Com isso o dono manteve seus negócios em alta, mesmo com a desproporção dos comércios”.

È mais ou menos assim que o inimigo de nossas almas tem atraído as pessoas a sua loja de conveniências, porta larga, painel luminoso e chamativo. As pessoas entram e só descobrem que estão em lugar errado depois que gastaram muito tempo, dinheiro e comprometeram a própria vida. A porta celestial Única, é estreita, de difícil acesso, quase imperceptível. O ser humano gosta da portas largas, luminosas, cheias de glamour e que são apresentadas como principal. Imagine deixar a porta espaçosa, entrar na estreita como a de um aprisco, onde muitas ovelhas tentam entrar ao mesmo tempo, uma imprensando a outra. Essa e a figura da porta celestial, única que leva aos céus não têm luminosos nem jactäncia e se alguém ousar entrar por ela, encontra alimento sólido para suas almas.

Um comentário:

  1. Que coisa linda!Oxalá que todos se esforçassem por entrar pela porta estreita!!!

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...