Os estágios da Salvação


“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
(I Ts 5:23)

A Bíblia mostra claramente que o ser humano é constituído de espírito, alma e corpo. O espírito é a faculdade pela qual contatamos Deus. É no espírito que temos consciência de Deus, comunhão com Ele, bem como a faculdade intuitiva, isto é, de perceber espiritualmente a presença de Deus. Somente o homem possui espírito e isso é a diferença vital com as outras criaturas. A alma nos faz seres humanos através da vontade, do intelecto e das emoções. A alma é a interseção entre o espírito e o corpo. É através da alma que o homem tem consciência de si mesmo e a sua função é manter a harmonia entre espírito e corpo. O corpo dá ao ser humano a consciência do mundo material através dos sentidos: visão, tato, olfato, audição e paladar.

Entendido as partes que compõem o ser humano passamos a compreender a salvação de Deus por meio de três estágios:

PÃSSADOPRESENTEFUTURO
REGENERAÇÃOSANTIFICAÇÃOGLORIFICAÇÃO
Fomos salvos da PENALIDADE do pecado.Estamos sendo salvos do PODER do pecado.Seremos salvos da PRESENÇA do pecado.
Rm 8:3 Rm 8:13Rm 8:23

O primeiro estágio é o da regeneração. É o estágio da salvação do espírito. É a fase inicial em que somos justificados por Deus por meio da redenção de Cristo. Nesse estágio passado fomos salvos da penalidade do pecado, a morte (Ef 2:8; Tto 3:5; Rm 8:3). Como resultado da regeneração recebemos a salvação eterna de Deus, tornando-nos filhos de Deus (Jo 1:12-13) e jamais pereceremos (Jo 10:28-29). Uma vez recebida a salvação eterna de Deus, somos salvos para sempre, pois Deus nos salvou de Sua condenação e também da perdição eterna (João 3:18, 16), porém não estamos isentos de Sua disciplina (I Co 11).
A salvação da alma é o segundo estágio da salvação de Deus. Acontece no presente com a nossa santificação. É uma fase progressiva, de transformação (Rm 12:2; II Co 3:18), em que estamos sendo salvos do poder do pecado. Nessa fase passamos por uma transformação buscando a mente de Deus e deixando para trás os nossos interesses para seguir a vontade do Senhor (Mateus 16:24). A salvação do espírito é decidida no momento que cremos no Senhor Jesus, mas a salvação da alma depende do que fazemos no presente. Neste estágio está incluído o crescimento de vida, a edificação e a maturidade cristã.

O terceiro estágio da salvação de Deus é o da salvação de nosso corpo, o que acontecerá no futuro, quando seremos salvos da presença do pecado para sempre (Rm 8:23; 5:9-10). É a glorificação onde nosso corpo será libertado da escravidão da corrupção da velha criação para a libertação da glória da nova criação (Rm 8:21).

Da perspectiva de Deus, a salvação inclui a obra completa de Deus em trazer as pessoas da condenação para a justificação, da morte para a vida e da alienação para a filiação. Da perspectiva humana, incorpora todas as bençãos que resultam de estar em Cristo, tanto nesta vida como na vindoura.

2 comentários:

  1. Muito bom!!! esse Estudo

    ResponderExcluir
  2. Excelente este conteúdo. Muito esclarecedor.
    Parabéns ao autor.
    Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...