Realidade da Salvação



Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador pessoal. O que Ele nos deu não foi uma nova filosofia ou código de ética. Deu-nos a sua vida (Fl 2:1-11).

Quando pela fé aceitamos Jesus Cristo como Salvador e Senhor, não somente nos identificamos com Ele, mas também morremos com Cristo, e ressuscitamos com Ele, no poder da sua ressurreição. Essa é a experiência da Salvação. Agora participamos da nova vida em Cristo (II Co 5:17). Essa experiência é chamada de novo nascimento (I Pe 1:23).

A experiência da Salvação envolve três aspectos que podem ser chamados de “três tempos da salvação”:

Fomos salvos da penalidade do pecado. É a regeneração. Nos livramos da culpa e somos justificados *At 13:39; Ef 2:8).

Estamos sendo salvos do poder do pecado. (Rm 6:1-14; Fl 1:19; 2:12; II Ts 2:13 Rm 8:2). É aqui que começa o processo de santificação. Satanás náo tem poder sobre o que crê em Cristo Jesus.

Seremos salvos da presença do pecado. Esse aspecto se refere a transformação final e completa do crente à imagem de Cristo. É chamada de glorificação.

A parte que cabe ao homem para ser salvo é chamada de conversão. Conversão significa transformação. Quando, alguém se converte, a sua maneira de viver é modificada. A Bíblia ensina que a conversão implica dois passosa importantes: arrependimento e fé.

Arrependimento. Para ser salvo é preciso que o indivíduo se arrependa de seus pecados. Ninguém pode ser salvo se não estiver convencido de seus pecados, mas é preciso que haja arrependimento (Lc 18:13). Arrependimento é mais do que tristeza pelo pecado. A tristeza que produz arrependimento é obra do Espírito de Deus no coração do homem. O arrependimento implica em mudança de opinião sobre o pecado e, consequentemente, uma mudança de vida. (Lc 19:8). A tristeza mundana traz desgosto, intranquilidade e remorso.

Fé. Não se trata de crença em uma coisa, em doutrina ou instituição. A Bíblia ensina claramente que fé salvadora é a fé em Jesus Cristo.(Jo 14:6). Quando se crê em Jesus Cristo nos sujeitamos a ele e nos tornamos Seu discípulo e cidadão do Reino de Deus. Não basta apenas reconhecer Jesus como o seu Salvador. É preciso torná-lo Senhor de nossas vidas (Jo 5:6; Rm 8:16).

A Salvação é gratuíta (Ef 2:8,9).

A Salvação é pessoal (Rm 14:10-12).;

A Salvação é para sempre (Jo32:36).;

A Salvação é para ser vivida (Jo 14:23).;

A Salvação deve ser compartilhada (At 4:20).

A Salvação é universal (Jo 3:16).

É bom que estejamos bem conscientizados da certeza da Salvação. Ela não se baseia em sentimentos dramáticos, choro ou coisa semelhante, embora isso possa ocorrer. A nossa segurança está fundamentada na fidelidade de Deus para conosco, que cumprimos as condições impostas na Sua Palavra. Ele sempre cumpre as suas promessas.

Essa é a segurança. O pecado que nos separava de Deus está pregado com Cristo na cruz. Estamos reconciliados com Deus. Ele já não se apresenta como um estranho para nós, mas sim, como Pai. Somos seus filhos adotivos. A Bíblia é a nossa autoridade. O Espírito Santo, nossa testemunha interior. Sentimos uma profunda paz em nossa vida, pois sabemos que “agora não nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...