A vida do novo ser em Cristo



A nova vida que a pessoa convertida desfruta é uma vida no Espírito de Deus. Isso implica o fato do comportamento da pessoa ser caracterizado pela retidão e pelo amor (Tt 2:14; I Pe 1;15; Ef 4:25-5:5).

Pode ser contradição, mas a realidade é que a partir dessa nova vida aparecem conflitos. Longe de ficar isento de problemas, o indivíduo que aceita Cristo como seu Salvador pessoal terá de enfrentar alguns conflitos e lutas, no empenho de um viver segundo os ditames de Jesus Cristo. Esses conflitos e lutas decorrem do fato de o mundo, dominado pelas forças do mal, envidar esforços no sentido de dissaudir qualquer pessoa de seguir os caminhos de deus. O próprio Senhor Jesus advertiu os seus discípulos a respeito dessa oposição. Consideremos o seguinte:

- O cristão pode esperar violenta oposição (Mt 7:14; Jo 16:33).

- Há oposição por parte de um mundo ímpio (I Pe 4:12). Essa oposição pode ser privações financeiras, zombaria por parte dos amigos, perseguições hostis.

- Satanás não desiste (I Pe 5:8).

- A nova vida envolve uma luta contínua (Hb 12:1-2).

Os resultados podem desapontar (I Jo 1:8-10). A nova vida em Cristo tem suas oscilações, altos e baixos. Pode acontecer falha e derrota em alguns aspectos: depressão, desapontamentos, e falta de coragem em outras ocasiões. Mas também acontecerão momentos de vitória, alegria e satisfação intensa. A tentação vencida uma vez, voltará outras vezes. A santidade de vida não significa perfeição absoluta. O crente deve reconciliar-se consigo mesmo, aceitar a realidade de sua própria fraqueza. Deve nutrir a disposição de perdoar-se a si mesmo, baseando-se no fato de que Deus o perdoa, e firmar-se na nova determinação de perseguir o objetivo da obediência e semelhança de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...