O Homem



Vivemos numa época em que muitas teorias são propostas, visando explicar a origem do homem. É importante que se conheça o ensino da Bíblia sobre a origem, natureza e finalidade da existência do homem , sobre a face da terra.

O homem é uma criatura (Gn 2:7). O fato de o homem ter sido formado do pó da terra, por Deus, caracteriza bem a sua existência como criatura e, ao mesmo tempo, o adverte quanto à fraqueza e mortalidade do ser humano. Como criatura o homem é dependente de seu Criador.

O homem é a mais elevada de todas as criaturas de Deus (Gn 1:26-29 e 2:7). Ele é chamado a “coroa da criação”, não apenas por ter sido o último a ser criado, mas pela sua própria natureza. O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. Possui qualidades de Deus (Sl 8). Esse fator explica por que o homem ´pode manter comunhão com Deus, o seu Criador.

O homem foi criado um ser inteligente (Gn 2:16-20).

O homem é um ser moral (Gn 2;15-17 e 3:1-15). Deus o fez como um ser responsável, com liberdade de escolha. Devido a sua liberdade de escolha o homem desobedeceu a Deus. Foi a maior tragédia da humanidade. Pela sua desobediência, o homem introduziu a confusão e infelicidade no mundo.

O homem, como criado por Deus, é bom (Gn 1:11). Mas a sua imagem foi desfigurada pelo pecado, mas pode ser reabilitada pela regeneração e conversão ao Senhor Jesus Cristo.

O homem é constítuido de corpo, alma e espírito.

Corpo é a natureza física para descrever o homem como um organismo constituido, como um todo, uuma unidade (Sl 104:29-30).

Alma designa a vida no seu grau mais elevado. A alma é o próprio EU do indivíduo (Gn 17:14: 46:18). É a sede da personalidade. É avida manifestada em determinadas funções psíquicas: o anseio, o desejo, o afeto, etc...

Espírito denota a capacidade de comunhão com Deus (Gn 2:7; Ec 12:7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...