Bíblia


A palavra Bíblia é de origem grega, e significa livros. Embora tenhamos a Bíblia na conta de um só livro, na realidade é constituída de uma coleção de livros menores. Ao todo, são 66 livros que compõem a Bíblia. Dos 66 livros que a formam, 39 compõem o Antigo Testamento, e 27, o Novo Testamento. Essa coleção também é chamada de “Escrituras Sagradas” e “A Palavra de Deus”.

O primeiro livro da Bíblia, Gênesis, foi escrito a cerca de 1400 anos antes do nascimento de Jesus. Já o Apocalipse, o último livro da Bíblia, foi escrito, aproximadamente, no final do primeiro século de nossa era. Assim a Bíblia foi escrita num período de 1500 anos e pode-se notar que o último livro da Bíblia foi escrito há quase 2000 anos. Mas o interessante é que, apesar de ser um livro muito antigo, a sua mensagem é tão verdadeira e atual, hoje, como no tempo em que foi escrita.

A importância da Bíblia deve-se ao fato de ser a revelação de Deus aos homens. Isso a torna um livro diferente de todos os outros existentes, e explica a razão porque devemos procurar sempre os seus ensinos para orientar nossa vida.

A Bíblia foi escrita por 40 homens, aproximadamente. Esses homens eram especiais apenas em um sentido: foram ajudados pelo Espírito Santo a escrever as palavras de Deus. Essa é a razão porque, apesar de ter sido escrita por homens, a Bíblia é chamada “A Palavra de Deus” (II Pe 1:21)

Algumas vezes o Espírito Santo disse ao escritor exatamente o que ele deveria escrever (Jr 36:2)

O escritor era guiado a buscar e instruir-se, através do Espírito Santo, de tudo que deveria escrever (Lc 1:1 Ap 1:1- 11). Isso implica dizer que Deus atuou de várias maneiras, a fim de que a sua mensagem fosse revelada aos homens.

Como se pode ter a certeza de que o Espírito Santo auxiliou os homens a escreverem as palavras de Deus?

Os próprios autores da Bíblia declaram que escreveram por revelação de Deus (Gl 1:11-12).

Os livros da Bíblia formam uma unidade. Quarenta homens em épocas diferentes, de funções diferentes, em regiões diferentes, foram usados pelo Espírito Santo. Alguns desses homens escreveram apenas um livro. Outros, escreveram vários, como por exemplo Paulo que escreveu 13 livros. Os livros se harmonizam entre sí.

A Bíblia contém verdades que os homens não poderiam ter descoberto por si mesmos. Ninguém poderia ter escrito sobra a criação do universo, sem que Deus lhe houvesse revelado (Lc 4:21).

Jesus deu testemunho a respeito da inspiração da Bíblia (Lc 24:27).

A influência da Bíblia na transformação de vidas.

A atualidade da mensagem da Bíblia (Is 40:8; Mt 24:35).

Podemos dizer que a finalidade da Bíblia é a salvação de todos os homens. A Bíblia revela Deus aos homens (Jo 20:30-31). Uma vez salvo, é necessário crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo (II Pe 3:18). Ensina a crescer na comunhão, na sabedoria e no poder (II Tm 3:14-17).

Há cinco sugestões práticas sobre como podemos e devemos utilizar a Bíblia num programa de crescimento espiritual:

- Ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17)

- Ler a Palavra de Deus (Dt 17:19)

- Estudar a Palavra de Deus (II Tm 2:15)

- Memorizar a Palavra de Deus (Dt 11:18a)

- Meditar na Palavra de Deus (Js 1:8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...