T1. Nome
Os
destinatários da carta são os cristãos que estão em Roma.
2.
Posição no Cânon
O mais
antigo esboço do Cânon Neotestamentário consiste numa coleção de dez epístolas
Paulinas, conforme eram aceitas por Marcion, um herege dos anos 150 dC, na
seguinte ordem: Gálatas, I e II Coríntios, Romanos, I e II Tessalonicenses,
Efésios, Colossenses, Filemon e Filipenses e uma outra forma mutilada do
evangelho de Lucas.
O Cânon
Muratoriano de 175 dC. Apresentava uma ordem diferente, mas também incluía a
carta aos Romanos que vinha em penúltimo lugar.
3.
Autoria
Conforme
declarações dos pais da Igreja, Clemente Romano, Irineu e o bispo Policarpo de
Esmirna, reconhecem que o autor desta carta é o apóstolo Paulo.
4. Data
É
provável que esta carta tenha sido escrita durante a sua terceira viagem a
Corinto, onde certamente tomou conhecimento das dificuldades daquela comunidade
cristã na cidade de Roma. A data mais provável em que Paulo escreveu a epístola
aos Romanos, situa-se entre os anos 55-56 dC;
5.
Propósitos da carta
Os
argumentos de Paulo sobre a justificação pela fé, principalmente nos primeiros
cinco capítulos, são de natureza apologética e visava os judaizantes que
procuravam perturbar a ordem da igreja em Roma.
6.
Estilo literário do autor
É a
espinha dorsal da teologia do NT. Não só expressa a teologia paulina como
determina o pensamento teológico da Igreja Cristã. Esta carta tem dois pilares
fundamentais do pensamento paulino; A natureza fundamental da obra de Cristo;
e, a base e a posição do homem diante de seu criador.
7.
Estrutura da epístola
Possui
dezesseis capítulos divididos em cinco tópicos principais:
-
Introdução e tema – (1;1-17);
-
Necessidade do evangelho – (1:1-3:20);
-
Argumentações sobre a justificação – (2:21-8:39);
-
Resposta a segunda objeção que a justificação anula as promessas de Deus –(
9:1-11:36)
-
Exortações práticas – (12:1-16:27).
8.
Ensinos importantes
- É uma
epístola de carater doutrinário;
- Dá
ênfase ao arrependimento e a fé;
- Uma
breve declaração do plano da salvação;
-
Justificação pela fé, a qual produz santificação;
-
Responsabilidade social;
-
Eleição soberana de Deus;
-
Esperança da salvação.
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