Livros do Novo Testamento - ROMANOS

T1. Nome

Os destinatários da carta são os cristãos que estão em Roma.

2. Posição no Cânon

O mais antigo esboço do Cânon Neotestamentário consiste numa coleção de dez epístolas Paulinas, conforme eram aceitas por Marcion, um herege dos anos 150 dC, na seguinte ordem: Gálatas, I e II Coríntios, Romanos, I e II Tessalonicenses, Efésios, Colossenses, Filemon e Filipenses e uma outra forma mutilada do evangelho de Lucas.

O Cânon Muratoriano de 175 dC. Apresentava uma ordem diferente, mas também incluía a carta aos Romanos que vinha em penúltimo lugar.

3. Autoria

Conforme declarações dos pais da Igreja, Clemente Romano, Irineu e o bispo Policarpo de Esmirna, reconhecem que o autor desta carta é o apóstolo Paulo.

4. Data

É provável que esta carta tenha sido escrita durante a sua terceira viagem a Corinto, onde certamente tomou conhecimento das dificuldades daquela comunidade cristã na cidade de Roma. A data mais provável em que Paulo escreveu a epístola aos Romanos, situa-se entre os anos 55-56 dC;

5. Propósitos da carta

Os argumentos de Paulo sobre a justificação pela fé, principalmente nos primeiros cinco capítulos, são de natureza apologética e visava os judaizantes que procuravam perturbar a ordem da igreja em Roma.

6. Estilo literário do autor

É a espinha dorsal da teologia do NT. Não só expressa a teologia paulina como determina o pensamento teológico da Igreja Cristã. Esta carta tem dois pilares fundamentais do pensamento paulino; A natureza fundamental da obra de Cristo; e, a base e a posição do homem diante de seu criador.

7. Estrutura da epístola

Possui dezesseis capítulos divididos em cinco tópicos principais:

- Introdução e tema – (1;1-17);
- Necessidade do evangelho – (1:1-3:20);
- Argumentações sobre a justificação – (2:21-8:39);
- Resposta a segunda objeção que a justificação anula as promessas de Deus –( 9:1-11:36)
- Exortações práticas – (12:1-16:27).

8. Ensinos importantes

- É uma epístola de carater doutrinário;
- Dá ênfase ao arrependimento e a fé;
- Uma breve declaração do plano da salvação;
- Justificação pela fé, a qual produz santificação;
- Responsabilidade social;
- Eleição soberana de Deus;

- Esperança da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...