livros do Novo Testamento - I CORINTIOS

1. Nome

Deriva-se do nome dos destinatários, os Cristãos da cidade de Corinto.

2. Posição no Cânon

Esta epístola desfruta de um conceito acentuado no Cânon dos livros sagrados desde os primórdios do cristianismo. Consta das primeiras coletâneas dos escritos Paulinos. É a quarta epístola na ordem dos escritos de Paulo, vindo logo após de Gálatas, I e II Tessalonicenses.

3. Autoria

“Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e Sóstenes, o irmão’’ (1:1). Estes são os remetentes da carta. Provavelmente Paulo ditou e Sóstenes escreveu.

4. Data

Foi escrita por ocasião da visita de Paulo a Éfeso, durante sua terceira viagem missionária, em 55 dC., aproximadamente, e enviado por intermédio de Tito.

5. Propósito da epístola

Os erros doutrinários bem como a conduta moral que surgiram no seio da Igreja de Corinto estavam ameaçando a vida da comunidade cristã. Esta carta visava a correção desses erros, tais como a purificação da igreja, das facções espirituais e da imoralidade, foi a causa primordial da escrita da carta.

6. Estilo literário do autor

É um escrito clássico no gênero epistolar, que preserva o padrão da ética cristã. É uma explanação do pensamento do autor sobre várias situações concretas. É um escrito ocasional para ser passado de mão em mão.

7. Estrutura

Contém dezesseis capítulos com cinco divisões principais:

- Saudações e ação de graças – (1:1-9);
- Censura de vários abusos – (1:10-6:20);
- Resposta à carta que fora enviada a Paulo – (7:1-14:40);
- A ressurreição do corpo – (15:1-58); e
- Conclusão – (16:1-24).

8. Ensinos importantes

No referente a ensinos, a epístola trata de vários assuntos práticos

- Instruções sobre o uso dos dons espirituais;
- Ensino sobre a ressurreição dos mortos;
- Advertências sobre a imoralidade sexual e as relações sexuais ilícitas;
- A importância da celebração da ceia;
- Adverte sobre a participação em alimentos oferecidos aos ídolos;

- O comportamento nos serviços da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...